Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Polícia

Contra o tráfico de cocaína, PF sequestra R$ 400 milhões e sai para prender 66  

23 NOV 2020Por Emilly Constanci10h:10

Em maior operação de 2020, e uma das maiores da história, a PF (Polícia Federal) e a Receita Federal deflagram na segunda-feira (23), a "Operação Enterprise". Ao todo são 149 mandados de busca e 66 mandados de prisão nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco. As medidas foram expedidas pela 14ª Vara Federal de Curitiba. 

Segundo a PF, a ação dá sequência ao trabalho de "descapitalização patrimonial e prisão de lideranças" de quadrilhas de traficantes, contando com cooperação internacional para combater o narcotráfico. 

A Operação Enterprise é a maior do ano no combate à lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e uma das maiores da história na apreensão de cocaína nos portos brasileiros, uma vez se tratar de uma organização criminosa especializada no envio de cocaína para a Europa. 

Aproximadamente 400 milhões de reais em bens dos traficantes estão sendo sequestrados. São aeronaves, imóveis e veículos de luxo apreendidos, havendo a expectativa de que novos bens sejam identificados após o cumprimento dos mandados de busca e apreensão. 

A Operação Enterprise, "se destaca por ser a maior da história em apreensão de cocaína, pois durante a investigação foram anteriormente apreendidas 50 toneladas da droga nos portos do Brasil, da Europa e da África". A organização criminosa na mira, ainda segundo a PF, é "uma das maiores em atuação no País". 

O esquema utilizado pelos criminosos consistia na lavagem de bens e ativos multimilionários no Brasil e no exterior, com uso de vários “laranjas” e empresas fictícias, a fim de dar aparência lícita ao lucro do tráfico. 

A operação conta com a ajuda da Interpol para a prisão de 8 investigados que estão no exterior, bem como a identificação e sequestro de bens em outros países. 

Cerca de 670 Policiais Federais e mais 30 servidores da Receita Federal participam da força-tarefa na manhã de segunda-feira. 

"Enterprise" - De acordo coma Polícia Federal, "o nome da operação faz alusão à dimensão da organização criminosa investigada, que atua como um grande empreendimento internacional na lavagem de dinheiro e exportação de cocaína, o que trouxe alto grau de complexidade à investigação policial".  

Fonte: Campo Grande News - Ana Oshiro  

Mamma dentro

Leia Também