Turismo e Cultura

Coxim descobre vocação de destino turístico de eventos esportivos

28 JUN 2017 • POR Valdeir Simão e Youssef Nimer • 07h49
Foto: Reprodução

As belas paisagens da conexão entre os biomas Cerrado e Pantanal, uma farta rede hoteleira, infraestrutura comercial para os mais diversos gostos e bolsos e atrativos histórico-culturais tem atraído visitantes de todo o Brasil - e até do exterior - para o município de Coxim, polo da região norte de MS, a 235 km de Campo Grande.

Muitos desses novos visitantes não têm interesse em pescar, diferente do que ocorrera no passado da cidade, que já fora conhecida como Capital Nacional do Peixe, título adquirido entre os anos 1970 e 1990, quando o rio Taquari era um dos mais piscosos do Brasil.

Daquela época, ficaram boas lembranças e a cultura da hospedagem, mas o foco agora é outro. Cachoeiras, paredões de arenito, orquidários naturais, sítios históricos, banhos em riachos que desembocam nos rios Taquari e Coxim, avistamento de animais ameaçados de extinção, como a harpia, cervo-do-pantanal e até mesmo onças, e a planura do Pantanal, formam o conjunto de atrativos em potencial para a consolidação de um novo polo de ecoturismo e turismo de aventura em Mato Grosso do Sul.

Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, aproximadamente cem turistas holandeses - parentes de atletas - fizeram o passeio da Rota das Monções, entre trechos terrestres e fluviais, conhecendo comunidades ribeirinhas, seus costumes e se encantando com a região.

"Isso é resultado de um trabalho desenvolvido nos anos 1990, quando um grupo de estudiosos da história e cultura regional perceberam o potencial da região", conta o Gerente de Meio Ambiente do município, José Francisco De Paula Filho.

"Naquela época, começamos a roteirizar esses caminhos históricos e incentivar os artistas da cidade e dos municípios do entorno a criarem produtos culturais e turísticos relacionados a esse pretérito que nos deixou heranças riquíssimas, como o Letreiro Monçoeiro, com registros dos séculos XVIII e XIX."

Despertar para o esporte

No ano passado a prefeitura investiu na reforma de equipamentos esportivos como quadras e ginásios que estavam abandonados ou inacabados, o que atraiu os olhares da Fundesporte, que resolveu levar uma etapa dos Jogos Escolares de MS (JEMS) para o município.

"A população, ao ver o ginásio Fernando Fontoura totalmente revitalizado, se entusiasmou e lotou a abertura do evento. Foi uma grande festa. Recebemos os estudantes ainda nos ônibus quando chegavam na cidade. Nossa equipe da Gerência de Turismo fez um trabalho receptivo, levando os visitantes para passeios de barco e visitas a pontos turísticos", relata José Carlos dos Santos, Gerente de Esportes do município.

O prefeito de Coxim, Aluizio São José, destaca que, naquela ocasião, o Governo do Estado arcou os custos de hospedagem de atletas e comissões técnicas em hotéis, injetando quase um milhão de reais na economia do município. "Antes os atletas ficavam alojados em escolas, então com essa novidade, os atletas estavam mais bem dispostos, foi montada uma praça de alimentação para eles e para o público das competições. As escolinhas de modalidades esportivas hoje estão lotadas", sublinha ele.

O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda, conta que hoje Coxim é uma unanimidade na escolha para sediar jogos: "O envolvimento da comunidade foi fantástico. Os JEMS foram inesquecíveis e por isso queremos levar os JOJUMS. Esses momentos ficaram marcados na vida dos atletas, além de despertar as crianças e jovens da cidade para as diversas modalidades esportivas".

Referência no off-road

A Trilha Pantanal Coxim (TPC/MS), evento anual idealizado por Aristol Cotini,  entusiasta da modalidade, vai para a sua sétima edição, prevista para fevereiro de 2018. No ano passado, o TPC recebeu quase 300 pessoas de 13 estados brasileiros em 82 veículos, que se aventuraram em estradas e vazantes no Pantanal, tendo destaque em rede nacional de tv. "Nosso evento tem o diferencial de ser bem planejado, com autorização dos proprietários rurais e pleno conhecimento do terreno", revela Aristol.

Coxim agora se prepara para receber a 5a etapa do Rally dos Sertões, o maior rally off-road do Brasil, no dia 24 de agosto. Em recente reunião entre equipe da prefeitura, comércio local, comissão organizadora do Governo do Estado e o diretor de produção da prova, Leandro Nunes, ficou acertado que a sede campeira do CTG Sentinela do Pantanal será a área dos boxes, com acesso livre à população, e programação cultural promovida pela prefeitura. A avenida Virgínia Ferreira, que está sendo revitalizada e ganhando uma ciclovia, terá uma rampa com pórtico de chegada da etapa e show musical.

"Nossa impressão de Coxim foi a melhor possível, a recepção foi excelente. Os corpos técnicos, tanto do Governo do Estado quanto da Prefeitura, interessados em aprender e entender o que o Rally dos Sertões é. Estão empenhados em dar o melhor atendimento não só ao evento, mas à população, que vai ser convidada a participar do evento. A cidade tem uma estrutura maravilhosa, os rios que circundam a cidade com uma beleza ímpar, a estrutura dos boxes vai ser uma das melhores devido a logística e a infraestrutura, com uma chegada na avenida principal. Nossa expectativa é a melhor possível", declara Leandro.

Para o prefeito Aluizio São José, esse é o momento de aproveitar essas oportunidades para despontar no segmento: "Estamos descobrindo nossa vocação para sediar eventos esportivos e a nossa população está se envolvendo muito bem com isso.  O acesso pela BR-163 está excelente, com boa parte de pista duplicada. Estivemos na Fenajeep, em Santa Catarina, onde tivemos um estande divulgando nosso município para o público entusiasta do off-road", conta ele.

"Ainda faltam agências oferecendo passeios turísticos mas estamos trabalhando nesse sentido, solicitando suporte do Sebrae, da Fundação de Turismo e da Secretaria de Cidadania e de Cultura com ciclos de palestras e oficinas. Estamos também planejando um festival de jogos de aventura com provas de canoagem, stand up paddle, corrida de aventura, entre outras modalidades, e uma etapa do estadual de mountain bike em outubro, pois sabemos que esse público busca novos destinos que ofereçam bons serviços.".

Público previsto para os eventos:

JOJUMS: 800 pessoas

Rally dos Sertões 1.200 pessoas

Estadual de Mountain Bike: 200 pessoas

7o TPC/MS: 500 pessoas

Reportagem publicada originalmente no Correio do Estado, edição de 26 de junho de 2017.

Fonte: Coxim MS