Saúde

Nimesulida é proibida em diversos países por ser considerada tóxica

Anti-inflamatório pode prejudicar de forma severa o fígado

18 SET 2018 • POR Redação/TR • 02h20
Foto: Reprodução/Twitter

O anti-inflamatório nimesulida teve sua venda proibida em diversos países por ser considerado tóxico para o fígado. O remédio foi retirado de circulação na Espanha, Finlândia, Irlanda, Bélgica, Dinamarca, Holanda e Suécia, Japão, Canadá e Estados Unidos. No Brasil, a nimesulida ainda continua a ser comercializada.

Segundo a revista Veja, pesquisadores acreditam que o consumo do remédio está associado a alterações de funcionamento das mitocôndrias. De acordo com a reportagem, em Singapura já ocorreu casos de hepatite aguda e morte por insuficiência hepática por conta do consumo do medicamento.

A nimesulida possui uma venda média no Brasil de 70 à 100 milhões de unidades por ano. Até o momento, nenhum caso de problemas hepáticos em pacientes brasileiros foi registrado. A medicação é indicada para alívio de dores consideradas agudas, como dor de ouvido, garganta e dente.

O assunto começou a ser discutido no Brasil quando a Revista Brasileira de Farmácia mostrou em uma de suas edições como o anti-inflamatório pode atingir o fígado de forma severa ou até mesmo fatal.

Fonte: Midiamax - João Victor Reis