Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Mundo

Seis pessoas são presas no México por venderem vacina falsa contra a Covid-19

Vacina falsificada era vendida por mais de R$ 10 mil em bairro nobre mexicano.

20 FEV 2021Por Redação/ Talyta Rodrigues09h:23

Seis pessoas foram presas no estado de Nuevo León, no norte do México, por vender uma vacina falsa contra a Covid-19 a preços que passavam de R$ 10 mil, informaram as autoridades locais na quarta-feira (17).

Depois de receber uma denúncia, as autoridades policiais foram a uma casa na área metropolitana de Monterrey, onde encontraram falsas doses da vacina Pfizer/BioNTech e prenderam seis pessoas acusadas de vender a mercadoria.

"Temos provas de que é uma vacina fraudulenta vendida por até 40 mil pesos", informou Hugo López Gatell, subsecretário mexicano de Saúde, em uma entrevista coletiva.

Monterrey é a terceira maior cidade do país, sede de empresas transnacionais e lar de ricos empresários. O local onde a vacina falsa foi colocada, no subúrbio de San Nicolás de los Garza, é o município mais rico do país, segundo estatísticas oficiais.

A Comissão Federal de Proteção contra Riscos Sanitários, que regulamenta tudo relacionado à saúde, afirmou em nota que os produtos encontrados são de "origem duvidosa".

As autoridades sanitárias lembraram que no México nenhum indivíduo foi autorizado a comercializar a vacina contra a Covid-19 e que o produto só é administrado gratuitamente pelo Ministério da Saúde.

Vacina no México

O México começou a aplicar a vacina contra a Covid-19 em 24 de dezembro, começando com o funcionários da saúde e um pequeno número de professores do leste do país. Desde a última segunda-feira, pessoas com mais de 65 anos começaram a ser vacinadas.

Até esta quarta-feira, o México registra 177.061 mortes por Covid-19 e pouco mais de dois milhões de infecções.

France Presse

Mamma dentro

Leia Também