Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Mundo

Paraguai detecta dois casos de "fungo negro", que ataca pessoas com covid

28 MAI 2021Por Emilly Constanci08h:10

Na semana passada, 9 mil casos de infecção provocada pelo fungo negro foram registradas na Índia, atual epicentro mundial da covid-19. Segundo especialistas, o fungo não é novidade e sempre foi encontrado naturalmente no ambiente, mas a preocupação é com a infecção provocada em pessoas debilitadas pela covid-19.

Os dois primeiros pacientes paraguaios com o fungo negro foram uma mulher de Coronel Oviedo e um homem da capital Asunción. Os dois têm diabetes. A mulher apresentou infecção na boca e o homem no pulmão. As duas cidades ficam a 394 e 456 km de Ponta Porã (MS), respectivamente.

José Pereira Brunelli, presidente da Sociedade Paraguaia de Microbiologia, disse em entrevista à rádio 780 AM que a mucormicose atinge principalmente diabéticos infectados pelo coronavírus, gerando lesões na mucosa nasal ou bucal e há casos em que os olhos. Segundo ele, o fungo negro não é transmitido de pessoa para pessoa.

Segundo estudo feito em 2017 por acadêmicos de dermatologia do Paraguai, o fungo negro existe há muito tempo naquele país – que tem 1.100 km de fronteira com Mato Grosso do Sul.

Em sua rede social, a dermatologista paraguaia Ana Cláudia Rivas disse que em pessoas com imunidade alta, o fungo não causa qualquer lesão, mas pode ser fatal em pacientes diabéticos, com câncer ou transplantados que usam corticoides.

Segundo ela, o fungo negro passou a ser relacionado com a covid-19 porque muitas pessoas infectadas pelo vírus usam corticoides por tempo prolongado, causando aumento da glicemia e baixa imunidade. 

Campo Grande News - Helio de Freitas, de Dourados 

Mamma dentro

Leia Também