CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
20 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Mundo

Navio de guerra alemão afundado na 2ª Guerra Mundial é descoberto na Noruega

7 SET 2020Por Redação / EC23h:00

Os destroços de um grande navio de guerra alemão foram descobertos na costa da Noruega 80 anos após ter sido afundado durante a Segunda Guerra Mundial.

O cruzador Karlsruhe foi detectado pela primeira vez em 2017. A confirmação da identificação da embarcação veio neste ano, com imagens de varredura sonar de seu casco e de alguns detalhes, como a posição das torres de canhão.

O navio estava a 15 metros de distância de um cabo de energia submarino que está operando desde 1977. Foi a operadora de rede elétrica norueguesa, a Statnett, que fez a revelação da descoberta, em conjunto com um arqueólogo marítimo.

Navio dos anos 1920

O navio foi construído na década de 1920. Posteriormente, colocaram nele uma suástica da era nazista, que também foi capturada em imagens submarinas feitas pela Statnett e seus parceiros, e transmitida primeiramente pela emissora pública norueguesa NRK.

O navio tem 174 metros e fez parte da força alemã que invadiu a Noruega em abril de 1940. A embarcação foi atingida por um torpedo submarino britânico logo após iniciar sua viagem de retorno do porto de Kristiansand, no sul da Noruega.

A tripulação do navio se retirou, e a embarcação foi afundada pelos próprios alemães, indo ao fundo do mar a uma profundidade de 490 metros, cerca de 24 quilômetros da costa.

O ataque de 9 de abril de 1940 marcou o início da invasão nazista da Noruega, forçando o governo e o rei a fugir para o Reino Unido, onde ficaram exilados até a rendição da Alemanha, em 1945.

"Você pode encontrar o destino do Karlsruhe nos livros de história, mas ninguém sabia exatamente onde o navio havia afundado", disse o arqueólogo e pesquisador do Museu Marítimo da Noruega Frode Kvaloe

A Statnett disse que seu cabo de energia submarino, que conecta a Noruega com a Dinamarca, teria sido colocado mais longe dos destroços se sua localização fosse conhecida no momento da construção.

Fonte: G1 - Reuters

Mamma dentro

Leia Também