CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
25 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Mundo

Lua Azul! Durante o Halloween deste ano, o fenômeno raro pode aparecer no céu

31 OUT 2020Por Redação Emilly Constanci20h:00

Durante este sábado de Halloween, um evento raro poderá ser apreciado no céu na maior parte do mundo: a Lua Azul. O fenômeno só acontece a cada 2,5 anos. Nesta noite, ela estará a 406.394 km de distância, e ficará ligeiramente menor.

Na realidade, a Lua Azul nada mais é do que o nome da segunda Lua Cheia que aparece no céu em um mesmo mês. Sobre esse raro evento a explicação é curiosa.

Segundo o Canaltech, o ciclo lunar (período no qual ocorrem todas as fases da Lua) leva 29,5 dias ou mais para se completar. Por isso, em um mês com 30 dias, há tempo apenas para que as quatro fases — nova, crescente, cheia e minguante — aconteça apenas uma vez. Porém, há casos relativamente raros em que um mês de 31 dias consiga nos brindar com duas luas cheias.                                                                                 

Para que esse fato aconteça, é necessário que a primeira Lua Cheia ocorra no primeiro ou segundo dia do mês, e este mês precisa ter 31 dias. Então, como a primeira Lua Cheia deste mês acontece no dia 1º, a Lua Azul acontece neste Halloween!

Para quem é apaixonado pela data, essa Lua Cheia “diferente” durante o Dia das Bruxas será ótimo não apenas para os observadores do céu, como também para os que gostam de adicionar um clima ainda mais propício para estimular a imaginação.

Neste sábado, ela estará a 406.394 km de distância, e ficará ligeiramente menor. Mas a diferença não será vista a olho nu muito. Ela ficará algo em torno de 10% menor, e provavelmente, você nada de estranho será notado.

Ainda de acordo com o Canaltech, em 2001 foi a última vez que a Lua Azul aconteceu. E o fenômeno só acontecerá novamente em 2039.

Fonte: Midiamax - Renata Fontoura

Mamma dentro

Leia Também