Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
29 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Mundo

Justiça suspende prisão domiciliar do cineasta Kirill Serebrennikov

Premiado diretor de cinema e teatro foi detido em 2017 sob acusação de desvio de recursos

8 ABR 2019Por Paulo Ricardo10h:10

Um tribunal de Moscou suspendeu a prisão domiciliar do cineasta russo Kirill Serebrennikov, de acordo com a agência Tass. O premiado diretor de cinema e teatro foi detido em 2017 sob acusação de desvio de recursos.

Kirill Serebrennikov foi acusado de ter desviado 133 milhões de rublos (1,7 milhão de euros) de subvenções públicas destinadas a seu teatro em Moscou, em função de um sistema de orçamentos e contas superfaturadas entre 2011 e 2014. Ele afirmou que o dinheiro em questão foi usado na criação de obras.

Em julho de 2018, quando o período de prisão domiciliar foi prorrogado, o diretor de 49 anos disse que apenas uma palavra, "absurdo", poderia resumir o caso.

Serebrennikov foi detido em 21 de agosto de 2017 e colocado em prisão domiciliar quando filmava um longa-metragem em São Petersburgo.

Quatro meses depois, a justiça russa ordenou o embargo de seus bens e ativos, principalmente seu apartamento e seu automóvel. Vários colaboradores do cineasta também foram investigados.

Para os defensores, Kirill Serebrennikov paga o preço do auge do conservadorismo na Rússia, onde os artistas enfrentam uma pressão cada vez maior.

Sem fazer oposição direta ao presidente russo, Vladimir Putin, Serebrennikov criticou em várias ocasiões as pressões, ao mesmo tempo que suas obras - que abordam temas como a política, a religião e a sexualidade - são criticadas por militantes ortodoxos e pelas autoridades.

A detenção impediu que ele viajasse ao Festival de Cannes, onde seu filme "Leto" foi exibido na mostra oficial.

Fonte: G1

Mamma dentro

Leia Também