CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
24 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Mundo

Incêndio em hospital mata 13 pacientes com Covid na Índia

País enfrenta seu pior momento na pandemia, com 2 milhões de novos infectados em apenas 7 dias e recordes sucessivos de casos e mortes, o que fez o sistema de saúde entrar em colapso.

23 ABR 2021Por Redação/ Talyta Rodrigues13h:41

Um incêndio no hospital Vijay Vallabh, nos arredores de Mumbai matou 13 pacientes de Covid nesta sexta-feira (23) na Índia.

"Havia 17 pacientes lá dentro, quando o incêndio começou na UTI, dos quais 13 morreram e outros 4 foram transferidos para outras unidades", relatou o chefe do corpo de bombeiros, Morrison Khavari.

As causas do fogo ainda estão sendo investigadas. Uma análise preliminar dos bombeiros aponta que o fogo pode ter começado em um aparelho de ar-condicionado.

A Índia enfrenta seu pior momento na pandemia, com 2 milhões de novos infectados em apenas 7 dias e recordes sucessivos de casos e mortes por Covid-19.

O sistema de saúde entrou em colapso, e pacientes sofrem com falta de leitos, de remédios e de oxigênio nos hospitais.

Na quarta-feira (21), mais de 20 pacientes morreram em um hospital em Nashik após uma interrupção no fornecimento de oxigênio.

Em Ahmedabad, indianos aguardavam em ambulâncias e até em carros particulares por vagas em um hospital para Covid-19.

Na capital Nova Délhi, cremações em massa ao ar livre são feitas para dar conta do número de mortes.

Inação do governo

O governo indiano atribui a segunda onda ao não uso de máscaras e ao desrespeito ao distanciamento social.

Especialistas apontam como causas também uma nova variante e o próprio governo, que chegou a comemorar a "fase final" da pandemia em março e tem se recusado a adotar um lockdown nacional.

Recorde mundial de casos

A Índia bateu o recorde mundial de novos casos de Covid-19 nos últimos 2 dias: 314 mil na quarta e 332 mil na quinta.

Os números superaram os 301 mil infectados registrados pelos Estados Unidos em 2 de janeiro, quando o país enfrentava o seu pior momento da pandemia.

Com isso, o mundo também registrou novos recordes de novos casos nos últimos 2 dias: 889 mil na quarta e 899 mil na quinta, segundo o projeto "Our World in Data".

Mamma dentro

Leia Também