Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
29 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Mundo

Cenas de filmes na vida real: Chefe do Comando Vermelho é resgatado no Paraguai; veja as fotos

14 SET 2019Por Paulo Ricardo12h:56

O que estamos acostumados de assistir em filmes de ação, aconteceu na fronteira do Paraguai com o Mato Grosso do Sul. O narcotraficante Jorge Teófilo Samudio González, o Samura, apontado como um dos principais líderes da facção carioca Comando Vermelho foi resgatado na quarta-feira (11) em Assunción, capital do país vizinho.

Natural de Capitán Bado, cidade vizinha de Coronel Sapucaia (MS), Samura, de 47 anos, atua em Pedro Juan Caballero e tinha sido capturado em outubro do ano passado em Bella Vista Norte, outra cidade paraguaia vizinha de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a polícia paraguaia, Samura foi resgatado por vários bandidos armados que trocaram tiros com os guardas que escoltavam o traficante, na região norte de Assunción

Ele é considerado peça-chave do Comando Vermelho por comandar a estrutura que envia a cocaína boliviana através do Paraguai para o Brasil e Europa.

Inicialmente, um agente penitenciário, dois policiais e o comissário da Polícia Nacional Félix Ferrari ficaram feridos a tiros, mas o comissário, que foi levado para um hospital, morreu em seguida.

Três carros foram queimados durante a fuga. Forças policiais cercaram a capital paraguaia para tentar recapturar o narcotraficante.

Conforme fontes policiais, outros nove presos fugiram com Samura e cinco já foram recapturados

O resgate ocorreu quando os prisioneiros estavam sendo levados do Presídio de Emboscada, nos arredores de Assunción, para audiências no Poder Judiciário daquele país.

Os bandidos fortemente armados estavam em pelo menos três carros e dispararam centenas de tiros nas viaturas. Os policiais revidaram, mas não conseguiram impedir o resgate.

Há informação de que um agente penitenciário está preso acusado de ajudar os bandidos

Após o ataque, um dos agentes penitenciários foi flagrado jogando a arma e o celular no telhado de uma casa vizinha ao local. A arma e o celular foram encontrados no telhado.

Samura era um dos narcotraficantes mais procurados do Paraguai nos últimos anos

Em 2011, ele chegou a ser cercado por agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) em uma pista clandestina em Concepción, mas conseguiu fugir. No local foram apreendidos 370 quilos de cocaína.

Ele só foi preso no dia 10 de outubro do ano passado pela própria agência antidrogas, em Bella Vista, cidade vizinha de Bela Vista (MS).

De acordo com a Senad, Samura lidera a célula da facção carioca que opera rotas aéreas de cocaína nos departamentos de Amambay, Canindeyú e Concepción.

Fonte: Campo Grande News e Diário Digital

 
  • Fotos: Reprodução
Mamma dentro

Leia Também