CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
20 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Mundo

Avião é obrigado a dar meia-volta nos EUA depois de coração ser esquecido a bordo

Órgão deveria ter sido retirado em escala em Seattle e entregue a hospital. Segundo passageiro, após choque inicial, pessoas a bordo ficaram preocupadas se avião chegaria ao destino a tempo para salvar vida.

14 DEZ 2018Por Redação/TR18h:00

Um avião que estava a caminho de Dallas, no Texas, teve que dar meia-volta e retornar ao aeroporto de Seattle, em Washington, quando a tripulação se deu conta de que um coração humano, que deveria ter sido retirado naquela cidade, continuava a bordo.

O incidente aconteceu no voo 3606 da Southwest Airlines, no domingo (9). Segundo o jornal “Seattle Times”, os passageiros foram surpreendidos quando o capitão anunciou no sistema de som que eles seriam obrigados a retornar ao ponto de partida e explicou o motivo.

O coração teve como origem a cidade de Sacramento, e deveria ter ficado em Seattle, onde seria recebido por um hospital, de acordo com a companhia aérea, que não soube especificar se ele seria usado em um transplante. A empresa também não conseguiu dizer se a vida de algum paciente correu risco pelo atraso.

Ainda segundo o “Seattle Times”, os passageiros ficaram mais preocupados com a questão do tempo, que poderia inviabilizar o uso do coração, do que com o atraso em sua própria viagem. Uma das pessoas que estavam a bordo, o médico Andrew Gottschalk disse que, após o choque inicial, todos foram compreensíveis por que se tratava de “salvar uma vida”.

Depois de três horas de voo, o avião pousou em Seattle, segundo um comunicado assinado pelo porta-voz da Southwest Airlines, Dan Landson, e a “carga vital” foi desembarcada. Ele explicou que a companhia decidiu que a aeronave deveria retornar porque era “absolutamente necessário entregar a remessa ao seu destino o mais rápido possível”.

A empresa aérea não divulgou o nome de quem despachou o coração, informando apenas que era uma companhia especializada em remessas que são “essenciais para a vida”, o que pode significar órgãos para transplante, medicamentos ou equipamentos especiais para tratamentos de urgência.

O jornal também não conseguiu identificar qual hospital de Seattle seria o destino do coração. O transporte de órgãos em aviões comerciais é raro, e na maioria das vezes as viagens são feitas em voos particulares justamente para que o material chegue dentro do tempo limite.

Por G1

 

Mamma dentro

Leia Também