CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
24 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Estado MS

Turismo e patrimônio cultural foram destaque na semana da independência

17 SET 2021Por Valdeir Simão19h:53

"O momento pós-pandemia já está traçando um novo rumo para o turismo de Mato Grosso do Sul", segundo informações do turismólogo Ariel Albrecht, que há mais de vinte anos desenvolve e organiza produtos e roteiros turísticos em Coxim e região centro-oeste do Brasil. Ele também coordena o arranjo produtivo local do turismo cultural de base comunitária no rio-cênico Rotas Monçoeiras (rio Coxim).

Para Ariel o novo momento é de maior introspecção, com foco na significância da paisagem, na busca pelas raízes e na percepção de pertencimento ao lugar.

Foi assim que, durante a última semana da independência, várias pessoas procuraram destinos como Alcinópolis e Coxim, destinos turísticos no norte de MS, por exemplo, notoriamente na busca por roteiros ligados ao patrimônio cultural da região.

Em Alcinópolis, segundo informações do empresário Edilson Cotonett, do Hotel Pilares, "a procura pela Rota Arqueológica do lugar tem crescido a cada dia, fruto de uma necessidade maior das pessoas pelo contato com a natureza, pela descoberta de suas origens e pelo conhecimento da história do lugar que visitam". Templo dos Pilares, Gruta do Pitoco e Serra do Barro Branco são os principais atrativos de visitação do município, mas há outros. 

Em Coxim, por sua vez, a atração ficou por conta do rio de mesmo nome (rio Coxim), principalmente no trecho em que se encontra a Área de Proteção Ambiental (APA) Rio-cênico Rotas Monçoeiras, uma unidade de conservação da natureza que guarda, além de importantes aspectos faunísticos, botânicos, geológicos e paisagísticos ímpares, entre diversos outros, também evidências do período histórico conhecido como Rota das Monções (daí o nome da referida unidade) como sítios históricos e outros pontos de relevante interesse cultural, patrimonial e histórico.

Durante o último final de semana o local foi palco de muitos turistas e visitantes que buscavam os atributos naturais e culturais do referido rio, todos ávidos por imagens, aventuras e sensações únicas.

Para José Francisco de Paula Filho, artista-plástico, ambientalista e guia prático do passeio conhecido como Rotas Monçoeiras, "é importante que se reconheça o turismo cultural e ecotemático não apenas pela ótica econômica e social da geração de emprego e renda para as comunidades, mas também como ferramenta de proteção do patrimônio cultural e da paisagem do lugar, pois é através do entendimento de apropriação cultural desses bens que se despertará o interesse pela sua efetiva conservação".

Fonte: Diário X

Mamma dentro

Leia Também