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Estado MS

Santander e Caixa são autuados mais uma vez pelo Procon-MS

11 MAI 2021Por Emilly Constanci23h:03

Após denúncias, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS) autuou os bancos Santander, localizado na avenida Afonso Pena, nº 4.420 e Caixa Econômica Federal (CEF), localizado na avenida Bandeirantes, nº 2.010.

Demora no atendimento, distribuição de senhas de maneira incorreta e utilização de papel termossensível são as irregularidades encontradas pelas equipes de fiscalização do Procon nos locais.

De acordo com a entidade, usuários enfrentam filas de espera fora e dentro da agência da CEF. Além disso, o registro de entrada e saída, que deveria ser emitido eletronicamente, é feito manualmente.

Na agência do Santander, clientes aguardam por mais de uma hora para serem atendidos. A legislação diz que o tempo de espera não pode ser superior à 15 minutos.

O superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, alerta que é imprescindível que o consumidor denuncie formalmente casos em que se sinta prejudicado e afetado para que autoridades tomem medidas cabíveis. 

Denúncias pelo app

O Procon-MS também está no aplicativo “MS Digital”. Além de outros serviços disponibilizados, denúncias e reclamações podem ser feitas pelo app.

Basta ir no ícone “Procon” e depois, na aba “denúncia”. A partir daí, aparecerão seis passos (tipo de denúncia, tipo de lugar, anexo de fotografias, descrição do ocorrido em até 200 caracteres, endereço do local) para preenchimento.

A denúncia cairá automaticamente no sistema do Procon e a partir dela o estabelecimento estará sujeito às penalidades cabíveis, caso as denúncias sejam concretas.

A ferramenta permite que os consumidores façam denúncias sem precisar aglomerar nos postos do Procon, contendo o contágio do novo coronavírus.

Além da possibilidade de efetivação de denúncias pelo app, também é possível averiguar quais são as empresas com mais reclamações ou elogios no Estado, consultar pesquisas de preços e saber quais são direitos do consumidor.

Desenvolvido com o intuito de facilitar a vida do sul-mato-grossense, o “MS Digital” é um aplicativo que permite que o cidadão tenha acesso à quase 80 serviços públicos.

A ferramenta ocupa 32MB de memória do celular e é desenvolvido pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI).

Naiara Camargo - Correio do Estado MS

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