Estado MS
Santander e Caixa são autuados mais uma vez pelo Procon-MS
Após denúncias, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS) autuou os bancos Santander, localizado na avenida Afonso Pena, nº 4.420 e Caixa Econômica Federal (CEF), localizado na avenida Bandeirantes, nº 2.010.
Demora no atendimento, distribuição de senhas de maneira incorreta e utilização de papel termossensível são as irregularidades encontradas pelas equipes de fiscalização do Procon nos locais.
De acordo com a entidade, usuários enfrentam filas de espera fora e dentro da agência da CEF. Além disso, o registro de entrada e saída, que deveria ser emitido eletronicamente, é feito manualmente.
Na agência do Santander, clientes aguardam por mais de uma hora para serem atendidos. A legislação diz que o tempo de espera não pode ser superior à 15 minutos.
O superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, alerta que é imprescindível que o consumidor denuncie formalmente casos em que se sinta prejudicado e afetado para que autoridades tomem medidas cabíveis.
Denúncias pelo app
O Procon-MS também está no aplicativo “MS Digital”. Além de outros serviços disponibilizados, denúncias e reclamações podem ser feitas pelo app.
Basta ir no ícone “Procon” e depois, na aba “denúncia”. A partir daí, aparecerão seis passos (tipo de denúncia, tipo de lugar, anexo de fotografias, descrição do ocorrido em até 200 caracteres, endereço do local) para preenchimento.
A denúncia cairá automaticamente no sistema do Procon e a partir dela o estabelecimento estará sujeito às penalidades cabíveis, caso as denúncias sejam concretas.
A ferramenta permite que os consumidores façam denúncias sem precisar aglomerar nos postos do Procon, contendo o contágio do novo coronavírus.
Além da possibilidade de efetivação de denúncias pelo app, também é possível averiguar quais são as empresas com mais reclamações ou elogios no Estado, consultar pesquisas de preços e saber quais são direitos do consumidor.
Desenvolvido com o intuito de facilitar a vida do sul-mato-grossense, o “MS Digital” é um aplicativo que permite que o cidadão tenha acesso à quase 80 serviços públicos.
A ferramenta ocupa 32MB de memória do celular e é desenvolvido pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI).
Naiara Camargo - Correio do Estado MS