Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Estado MS

Mãe procura a polícia após “Pateta” mandar mensagem para a filha

29 JUN 2020Por Redação20h:52

Se até este domingo o desafio do “Homem Pateta” não havia chegado a Mato Grosso do Sul, agora a “brincadeira” que incita crianças e adolescente ao suicídio é realidade.

Nesta segunda-feira (29), uma servidora pública estadual de Aquidauana procurou a Polícia Civil da cidade para denunciar conta de Instagram que iniciou conversa com a filha dela, de 11 anos.

A mãe contou ao site O Pantaneiro que a filha recebeu a mensagem na noite de domingo (28), enquanto toda a família estava reunida na residência do Bairro Alto.

"Foi uma péssima surpresa, mas a nossa sorte é que já tínhamos alertado nossa filha sobre esse caso após assistirmos uma reportagem. Assim que ela recebeu a mensagem, lembrou do que havíamos conversado e nos mostrou rapidamente. Ficamos muito assustados e eu já bloqueei o perfil e fizemos as denúncias".

O perfil no Instagram está identificado como JhonatanGaliindo2016 e começou a conversa com um “Hola” – olá em espanhol. A garota chegou a responder “Oi”, mas o assunto não continuou

À imprensa nacional a Polícia Civil de Santa Catarina informou que a origem desses perfis aconteceu em 2017, sendo muito conhecidos no México, país de língua espanhola.

No dia 23 de junho, a delegada-adjunta da Depca (Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente), Elaine Benicasa, contou que um perfil no Facebook com o nome Jonathan Galindo têm abordado crianças por meio da rede social.

Com a foto de um personagem que se assemelha ao Pateta, o autor entra em contato com as vítimas por mensagem privada e encaminha áudios e vídeos, com conteúdo de terror e que incentiva ao suicídio. Em alguns casos, o perfil também faz chamadas de vídeo. Casos já foram registrados em Santa Catarina, que emitiu alerta aos outros estados.

O desafio é parecido com os da Baleia Azul e da Boneca Momo

Fonte: Campo Grande News - Anahi Zurutuza

Mamma dentro

Leia Também