CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
18 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Estado MS

Florestas de eucalipto em MS têm câmeras e protocolo de ação em caso de incêndio, diz Reflore

22 SET 2020Por Redação / EC11h:30

Para evitar grandes destruições por incêndios, florestas de eucalipto em Mato Grosso do Sul estão sendo monitoradas por câmeras de segurança e funcionários estão treinados para ajudar no combata às chamas.

"Este é o negócio deles [dos produtores]. Então, têm que estar preparados para a estação de tempo seco, baixa umidade do ar e ventos fortes que alastram o fogo. Nossas empresas estão com câmeras em torres. Assim que detectado uma fumaça, localiza-se a coordenada, a equipe vai e o protocolo conta ainda com ajuda das empresas próximas. Tudo para deixar menores danos possíveis", falou Benedito Mário Lázaro, diretor-executivo da Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore).

Uma das florestas de eucalipto atingida por incêndio fica em Três Lagoas. O incêndio nas árvores às margens da BR-158, no dia 17 de setembro, causou muita fumaça e interditou o trânsito na rodovia. Segundo o Corpo de Bombeiros, foi queimada uma área de 5 mil hectares com eucalipto e vegetação.

Fogo às margens da BR-158 era visto de longe — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Segundo Benedito, ainda está sendo feito o levantamento da área total de floresta de eucalipto queimada, mas estima-se algo em torno de 5 mil hectares.

"Incêndios nesta época são esperados. Temos equipamentos e pessoas qualificadas para combater. Pedimos a outros agricultores, produtores rurais, para que também façam essa estrutura", disse

Ele falou ainda que os municípios que tiveram incêndios mais graves foram Água Clara, Três Lagoas e Brasilândia.

Fonte: G1

Mamma dentro

Leia Também