CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
18 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Estado MS

Após aumentar o número de testes, MS tem recorde de infectados em 24 horas, são 379 casos confirmados

17 JUN 2020Por Redação13h:16

Boletim epidemiológico da secretaria estadual de Saúde (SES) aponta que nesta quarta-feira (17) foi registrado um recorde do número de novos casos de infectados com coronavírus em Mato Grosso do Sul, 379, em 24 horas.

Desde o início da pandemia de covid-19, 4.164 pessoas contraíram a doença no estado. Mais da metade, 2.110 se recuperou e 36 morreram

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, diz que esse aumento pode assombrar muitas pessoas, mas também pode servir de alerta para a necessidade de seguir as recomendações das autoridades de saúde quanto as medidas de prevenção.

Resende destacou que Dourados voltou a ter uma contribuição expressiva para o aumento de casos

O novo epicentro da doença, município do sul do estado, registrou mais 129 ocorrências de Covid-19 nesta quarta-feira. Desde o começo da pandemia a quantidade de registros na cidade chegou a 1.421. Campo Grande aparece depois, com 84 novos casos no boletim desta quarta e 868 no total.

Ele destacou que com uma das ações que será desenvolvida para o enfrentamento desse crescimento na quantidade de casos é a ampliação da testagem

Disse que a estrutura montada atualmente no estado opera no limite, mas que será necessário melhorá-la principalmente nos drive thrus em Campo Grande e Dourados, onde a demanda é maior.

“Quantos mais testes fizermos, mais dados vamos ter para fazer outras intervenções para o controle da doença”, enfatizou

Neste sentido, uma das primeiras iniciativas será enviar para São Paulo amostras de exames que estão represadas no Laboratório Central de Campo Grande (1.146).

Resende disse que em uma parceria com o governo de São Paulo e o Instituto Butantan, esses materiais serão analisados no estado vizinho, o que vai possibilitar que seja zerada a fila para resultados em Mato Grosso do Sul.

Essas amostras serão encaminhadas pelo avião do governo do estado, que no retorno vai trazer insumos para o Lacen manter o ritmo de trabalho, analisando amostras 24 horas.

Além disso, o secretário antecipou que discute com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) a possibilidade do laboratório de ciências da saúde da instituição ampliar a análise de amostras de pacientes da região.

Revelou também, que tenta viabilizar mais dois equipamentos de testagem para aumentar a capacidade do Lacen em Campo Grande. Desde o início da pandemia o estado já fez 22.885 testes para Covid-19.

O boletim, além do aumento de casos, também mostrou um incremento na quantidade de pacientes internados. Atualmente são 106 hospitalizados, sendo 60 em unidades de terapia intensiva (UTIs).

O secretário disse que esse aumento de internações já acende um sinal vermelho que indica risco de colapso em algumas regiões

Citou especificamente Corumbá, onde a ocupação global de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) chega a 95%, com 20 sendo ofertados e 19 sendo ocupados por pacientes com Covid-19, com suspeita da doença e também com outras enfermidades.

Ele também mencionou Dourados, onde a ocupação tem crescido e chega a 46% dos leitos de UTI do SUS e Campo Grande, onde o percentual atingiu 66%.

Resende comentou que em relação a Dourados, conversou com a UFGD para a ativação de 15 leitos de UTI que já estão prontos no Hospital Universitário e que aguarda para a próxima semana a chegada de equipamentos doados pela JBS para a montagem de mais 10 na mesma instituição.

Profissionais da saúde

Ele disse que esse reforço na estrutura, entretanto, acaba levando ao surgimento de uma outra demanda, a de mão de obra especializada para atender nesses novos leitos.

Disse que são 5 vagas já em aberto para médicos intensivistas em Dourados. Relatou que em meio à grande demanda por esse profissional, Mato Grosso do Sul vai fazer um chamamento, inclusive, em outros estados para atrair esses médicos.

Fonte: G1 MS - Anderson Viegas

Mamma dentro

Leia Também