CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
18 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Estado MS

"Ação inteligente", diz presidente da ALEMS sobre a retomada da Caravana da Saúde

3 DEZ 2021Por Redação/EC06h:18

Com demanda represada pela pandemia da Covid-19, as cirurgias eletivas e os exames serão retomados em grande escala em Mato Grosso do Sul. Serão realizados, aproximadamente, 129 mil procedimentos por meio dos programas “Opera MS” e “Examina MS”, lançados na tarde de quinta-feira (2) pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PSDB) e outros parlamentares. As ações, que fazem parte da Caravana da Saúde, somam investimentos de R$ 120 milhões.

“É muito mais inteligente, é muito melhor, é muito mais confortável para a população, que está esperando para ser atendida”, considerou o deputado Paulo Corrêa em referência aos programas “Opera MS” e “Examina MS”. As ações contam com parcerias de hospitais e clínicas públicas e privados, que farão atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

No momento, são 39 estabelecimentos credenciados, mas esse número deve aumentar. As cirurgias e exames começaram a ser realizados nesta quinta-feira em hospitais e clínicas de 34 microrregiões e cidades, contemplando a população dos 79 municípios do Estado.

“Isso aqui tem a força de Mato Grosso do Sul”, discursou Paulo Corrêa, acrescendo que hoje é um dia para se comemorar. “Agora sim nós podemos falar uma coisa que estava engasgada”, disse o parlamentar em menção à realização, em larga escala, de exames e cirurgias, ação atravancada pelo foco necessário no atendimento de pacientes com Covid-19. “A fila só existe por causa da pandemia. Agora, estamos indo pra cima de um modo inteligente, de um modo diferenciado. Hoje é dia de festa, é dia de mostrar a força do Estado de Mato Grosso do Sul”, comemorou.

Mais de cem mil procedimentos

O governador Reinaldo Azambuja também frisou o travamento de exames e cirurgias eletivas em decorrência da pandemia. “Desde o ano passado, paralisamos muito as cirurgias eletivas e os exames, porque precisamos transferir esses serviços. Todos os hospitais atenderam muito os pacientes de Covid. Isso criou um passivo, um número enorme de pessoas aguardando as cirurgias”, disse.

Azambuja informou, ainda, que, hoje, foram reiniciadas as atividades da Caravana da Saúde, com previsão de realização de 129 mil procedimentos, sendo 70 mil cirurgias e 59.373 exames.  A ordem de atendimento será conforme a fila de regulação. "Contratamos hospitais públicos e abrimos credenciamento para os hospitais privados, que atendem pelo sistema de regulação do SUS.  Também será aberto o credencimento para outros hospitais e clínicas privados e, assim, teremos um grande volume de estabelecimentos realizando exames e cirurgias. Isso tudo bancado com recursos do governo de Mato Grosso do Sul. São 120 milhões de reais em investimentos”, afirmou o governador.

As ações da nova Caranava da Saúde serão em formato diferente, sem necessidade de deslocamento de estrutura para o atendimento dos pacientes.  “É uma modalidade diferente. Os atendimentos serão realizados nos hospitais e clínicas, ou seja, não vamos precisar levar tendas, deslocar uma estrutura. Em cada cidade (hoje são 39 hospitais que nós assinamos), há hospitais e clínicas atendendo [pela Caranava da Saúde]. Por obrigação legal, credenciamos, primeiramente, os hospitais e clínicas públicos e privados que têm serviços prestados pelo SUS. Na sequência, abriremos credenciamento para clínicas e hospitais particulares”, informou o governador.

Com as ações, as filas de exames e de cirurgias eletivas devem ser reduzidas, acentuadamente, até outubro do ano que vem, segundo estima o secretário de Saúde, Geraldo Resende, que também participou do evento. “Até outubro de 2022, nós realizaremos o quantitativo que for necessário com o recurso que for preciso. Temos o suficiente para realizarmos mais de cem mil procedimentos”, afirmou o secretário.  

Serão ofertadas cirurgias eletivas e exames de média e alta complexidades. Entre as cirurgias, estão as ortopédicas, vasculares, oftalmológicas, de otorrinolaringologia e urológicas. Na relação dos exames, estão ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas, ultrassonografias, cardiovasculares, intilografia, endoscopia e colonoscopia.

Osvaldo Júnior/Alems

Paulo Corrêa: “Isso aqui tem a força de Mato Grosso do Sul”. Foto: Cyro Clemente
Mamma dentro

Leia Também