CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
29 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Estado MS

Acadêmicos da UFMS podem solicitar trancamento de disciplinas até 04 de maio

16 ABR 2020Por Paulo Ricardo11h:22

Conforme a Portaria nº 494, de 9 de abril de 2020, o aluno da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) que tem interesse em trancar a matrícula das disciplinas que não está conseguindo acompanhar, durante esse período do coronavírus, poderá fazê-lo mediante requerimento acadêmico via Prograd.

A UFMS não suspendeu as aulas durante a pandemia do Covid-19, ela permanece ativa com aulas na modalidade de ensino a distância

Leia abaixo, os artigos extraídos da Portaria:

Art. 12. É facultado ao estudante de qualquer Curso de Graduação, ingressante ou não, que está tendo dificuldades no acompanhamento dos Estudos Dirigidos no período de pandemia, solicitar a alteração de matrícula em disciplinas dos Cursos de Graduação.

Parágrafo único. A solicitação do estudante deverá ser realizada até 4 de maio de 2020, independente do prazo definido no Calendário Acadêmico

Art. 13. O estudante não poderá alterar matrícula de disciplinas vinculadas a Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e deverá permanecer matriculado em pelo menos uma disciplina.

Art. 14. O estudante interessado deverá solicitar a alteração da matrícula em disciplinas ou em outros componentes curriculares por meio de Requerimento Acadêmico on-line disponível no portal da Prograd (prograd.ufms.br).

Parágrafo único. O estudante deverá informar o nome e o código da disciplina ou do componente curricular que deseja alterar, a devida justificativa, a indicação de ser beneficiário de algum auxílio estudantil, dentre outras informações pertinentes.

Inicialmente, a UFMS tinha estipulado como retorno das aulas presenciais o dia 17 de abril, entretanto, uma nova reunião do COE/UFMS prorrogou para o dia 11 de maio

Na reunião do Comitê Operativo de Emergência (COE/UFMS), no dia 6 de abril, foi estabelecida a possibilidade de alteração na matrícula de disciplina isolada na graduação, mas de forma excepcional.

Esse recurso de trancamento da disciplina, foi liberado após muitos acadêmicos reclamarem que não estão conseguindo acompanhar as aulas pelo ensino a distância, alguns deles, em vulnerabilidade socioeconômico, não tem acesso a internet e/ou não possuem equipamentos, tais como: computador ou notebook para assistir as aulas.

Caso a pandemia continue na curva ascendente, até o dia 11 maio, é possível que seja novamente prorrogado por mais um mês o início das aulas presenciais

Na página oficial da UFMS no Facebook é possível verificar muitos comentários de acadêmicos, em algumas matérias publicadas,  solicitando a suspensão total das aulas. 

Saiba Mais

UFMS marca retorno das atividades presenciais para o dia 11 de maio

square banner

Leia Também