CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
25 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Esporte

UCDB dá adeus ao apoio esportivo depois de 20 anos

30 NOV 2018Por Redação/TR08h:00

Mais de 150 atletas/acadêmicos da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco em Campo Grande) estão a procura de novo projeto esportivo e profissional para o próximo ano. Isto por conta do fim do apoio que a entidade vai dar. Aos poucos, os atletas e professores/técnicos dos times estão sendo informados do fim da modalidade. Basquete masculino e feminino, handebol masculino, futsal masculino e alguns atletas individuais como natação já são certo que estão “desempregados”. A informação daquilo que está sendo chamado de “restruturação” foi confirmada pelo pró-reitor, padre João Marcos, que tenta amenizar de que ainda serão reavaliados possíveis potenciais e que poderá ter um outro caminho. Só é bom lembrar, que no final de 2017, o voleibol masculino passou pela primeira reavaliação e não voltou na temporada 2018 até hoje. O que acontece nesta semana é na prática o fim do apoio ao esporte. Na rede social, os campeões manifestam com tristeza.

Foram 20 anos de absoluta conquistas nos investimentos nas modalidades esportivas, seja coletivas ou individuais. Atletas/acadêmicos e hoje profissionais foram formando graças ao apoio dado ao esporte. O reflexo de 14 vezes campeão dos Jogos Abertos de Campo Grande é apenas um dos exemplos. Além disso, existem vários resultados individuais, seja nos jogos como nos profissionais que estudaram na universidade e que até hoje prestam serviços no local, ou para a sociedade sul-mato-grossense.

Não faltou apoio

O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira, recebeu a informação como “lamentável” a decisão da universidade. “No melhor momento do esporte universitário, onde o Governo do Estado, até em respeito e acreditar no trabalho desenvolvido, patrocinou nestes últimos quatro anos, todos os gastos com as viagens dos acadêmicos de todos os eventos disputados, recebemos essa decisão. A palavra lamentável ainda é fraca diante da decepção que estamos tendo neste momento”, comentou.

Como começou

A primeira modalidade esportiva a receber apoio da universidade foi o futsal masculino. Em 1998, o então professor de educação física, Herculano Borges Daniel, hoje deputado estadual, apresentou o projeto ao reitor. Recebeu apoio e realizou a primeira seletiva para escolher os atletas de futsal. Entre eles estava o jogador/goleiro Sérgio Pavão. Depois de vencer quase todas as competições envolvidas, Pavão seguiu para outro projeto. Ele fala sobre a decisão de acabar com a modalidade.

Decisão indecisa

O fim do time do basquetebol masculino vai refletir diretamente na final da Conferência Norte do Novo Basquete MS. Com a segunda partida do playoff marcada para o próximo sábado no Centro de Treinamento Municipal poderá não acontecer. O presidente da Liga, professor Aparecido Lotti, ainda não recebeu a confirmação oficial se o time vai jogar ou não. Lotti espera ter uma reunião nesta quinta feira para ter os detalhes do fechamento da rodada em Campo Grande na partida diante do Sejuvel/Três Lagoas. O time campo-grandense venceu a primeira partida. Se perder, haverá uma terceira partida no domingo às 10h, no mesmo local. O professor é técnico da UCDB, Ronaldo Monteiro, do masculino e feminino, já foi dispensado de suas funções.

Futsal feminino, na espera

Nesta quarta-feira, o técnico Nando comandou normalmente o treino da equipe feminina. Mas o clima não era dos melhores. A tristeza estava estampada no rosto das jogadoras/acadêmicas.

A última competição disputada foi no Paraná, na Taça Brasil de Futsal. Em parceria com a Moreninhas, o time não teve dificuldades de vencer pela primeira vez o Campeonato Estadual Feminino de Futebol de Campo. O título foi comemorado em Três Lagoas. Nando agora também a definição da continuação ou não.

O outro lado

Na página da instituição, o esporte tem a indicação de apoio. Segundo o site, são 140 acadêmicos que compõem as equipes de futsal, basquete, vôlei, handebol — times masculino e feminino — além das modalidades individuais como atletismo, judô e natação. Só que o vôlei masculino não tem mais. O pró-reitor padre João Marcos relatou que não significa que “vai acabar”. “Estaremos fazendo uma restruturação e readequação no investimento esportivo e avaliaremos os resultados obtidos. Depois vamos comunicar quais os esportes que serão apoiados pela universidade”, comentou.

Rede social

Atletas da Universidade estão manifestação nas redes sociais sobre a posição tomada pela reitoria da UCDB. Mesmo com a “palavra” de restruturação, a maioria que conversou com a reportagem admite que a situação é de não ter mais retorno. Os possíveis investimentos que estão sendo feitos nas estruturas nos campos podem ser um dos motivos de redução das bolsas. “Só que a atual reitoria parece não conhecer tudo o que foi feito nos últimos anos de levar o nome da entidade pelos quatro cantos do país. Muitos acadêmicos de outros estados só conhece aqui graças ao esporte”, comentou um dos contatos.

Fonte: Esporte MS

Mamma dentro

Leia Também