Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
20 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Eleições 2018

Juiz eleitoral diz que urna eletrônica é "blindada" contra qualquer fraude

Dispositivo só poderá ser ligado no dia 7 de outubro, às 07 horas

20 SET 2018Por Redação/TR08h:00

Apesar dos questionamentos de vulnerabilidade da urna eletrônica, o equipamento é utilizado há 22 anos nas eleições brasileiras. Na manhã de quarta-feira (19), durante o abastecimento dos dados dos candidatos nos 7.972 aparelhos que serão utilizados em Mato Grosso do Sul, o juiz eleitoral Cezar Luiz Miozzo reforçou a segurança do equipamento.

"Os fiscais de seção não conseguirão ligar o equipamento que está programado para funcionar apenas às 07 horas do dia 7 de outubro. Os eleitores não precisam se preocupar com a violação do dispositivo", garantiu o magistrado.

O abastecimento é a última etapa antes da distribuição das urnas aos presidentes das 6.853 seções. “Estamos inserindo as mídias com os dados dos candidatos e também dos eleitores. Esse trabalho será concluído até a quinta-feira (20) e assim que terminado as urnas serão lacradas. Em seguida vamos distribuir todas as urnas do interior até segunda-feira (24) e as da Capital até a próxima sexta-feira(28)”. Ou seja, as urnas ficarão uma semana nas casas dos fiscais, aguardando o dia da eleição.

Outra informação importante repassada pelo magistrado do TRE é em relação aos candidatos que estão com recurso tramitando. “O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tinha até segunda( 24) para deferir as candidaturas. Algumas estão com recurso tramitando. Neste caso, o candidato teve a mídia inserida e poderá até receber votos. Mas se tiver o registro indeferido os votos serão computados como nulos”. Ao todo são esperados 1.877.982 eleitores no dia da votação.

São sete processos que constam como tramitando, referem-se a substituições ocorridas em razão de renúncias de candidaturas apresentadas durante o processamento dos pedidos, sendo quatro dessas protocolizadas somente no último dia para o pedido de substituição de candidatos para os cargos majoritários e proporcionais, exceto em caso de falecimento.

Fonte: Correio do Estado -Gabriela Couto e Leandro Abreu

Mamma dentro

Leia Também