CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
24 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Economia

Governo divulga data do 13º dos servidores

Serão R$ 473 milhões circulando na economia do Estado

12 NOV 2020Por Redação/TR10h:12

Os servidores estaduais vão receber o 13º em parcela única, no dia 1º de dezembro. A data foi escolhida em enquete, pelos próprios funcionários públicos, e divulgada na quinta-feira (12) pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Era possível definir a preferência do pagamento, entre 1º e 20 de dezembro. Por decisão da maioria, serão liberados R$ 473 milhões do 13º já no primeiro dia útil de dezembro. "Para mim não foi novidade. Se eu tivesse votado também teria escolhido primeiro de dezembro", comentou o governador.

Os salários de novembro também serão adiantados e depositados no próximo dia 27. "Era muito difícil planejar duas folhas no mesmo dia", explicou Reinaldo. Já o pagamento de dezembro foi definido para o 1º dia útil do ano, em 4 de janeiro.

"O servidor pode saber que terá o recurso naquele dia. O comércio também pode se programar pra fazer as promoções. Previsibilidade é tudo na nossa vida", justificou Reinaldo Azambuja nesta manhã.

O Estado tem 79.918 servidores, entre ativos e inativos. Segundo o governador, o pagamento em dia é resultado de um ano planejado. "Valeu a pena ter feito gestão fiscal para garantir que o Estado conseguisse pagar a folha. A reforma administrativa, assim como a reforma da previdência, foram cruciais para reorganizar as estruturas".

Contas em dia 

Reinaldo lembrou que os últimos anos representaram uma outra etapa nas finanças de Mato Grosso do Sul. "O Estado mudou de patamar. Entramos 2015 com letra D na avaliação sobre a capacidade fiscal dos entes federados. É muito difícil mudar de patamar, mas conseguimos a letra C depois de 6 anos sem alteração. Ano que vem seremos B ou A. Isso faz uma diferença enorme", afirma.

A parceria com a iniciativa privada, para exploração do saneamento, firmada este ano, foi outro passo importante, avalia o governador. "Vamos fazer de Mato Grosso do Sul, o primeiro Estado a universalizar coleta e tratamento de esgoto. Isso muda o perfil da qualidade de vida nos municípios".

Por: Por Ângela Kempfer e Ana Oshiro – Campo Grande News

Mamma dentro

Leia Também