Golpe dos “nudes”, já ouviu falar?

14/09/2021 00:09:00


A internet nos propicia muitas comodidades, porém muitas vezes também nos coloca em risco. Atualmente está em ascensão o denominado “GOLPE DOS NUDES”, onde através de um perfil fake nas redes sociais uma “jovem” adiciona e passa a conversar com homens de meia idade, geralmente casados, a conversa logo passa para o campo da intimidade sexual, a jovem manda nudes (fotos íntimas) para a vítima, e tenta de toda forma fazer com que este retribua.

Quando a vítima manda o nude, entra em cena um suposto delegado (sempre com um nome de um delegado que realmente existe), dizendo que a jovem é menor de idade, que a família está revoltada, que o pai quer falar com a vítima, ou seja, fazem uma pressão e, ao final, dizem que se a vítima pagar determinada quantia o problema estará resolvido.

Ou seja, é um golpe muito bem planejado, os criminosos até mandam mandado de prisão falso e fotos da delegacia, tudo isso para fazer um terror psicológico na cabeça da vítima, tanto por esta não querer responder a um processo criminal inerente a crimes sexuais envolvendo menor, quanto por não querer problemas com a esposa.

Essa organização criminosa é do Rio Grande do Sul, alguns de seus membros já foram presos, mas os golpes não pararam, várias vítimas perderam de 5 a 50 mil reais.

É importante ser racional na internet, dificilmente uma desconhecida iria entrar em contato para passar “nudes” em rede social, também é impossível que um delegado entre em contato pedindo dinheiro para não prosseguir com uma queixa criminal.

As vítimas desse golpe devem procurar um advogado da sua confiança para tomar as medidas cabíveis, o registro da ocorrência é de sua importância, pois é através do registro que as autoridades irão agir. Se o crime não aparece na estatística nada é feito contra ele.


Alex Viana