CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
25 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Cidades

"Triste", definem profissionais de saúde sobre colegas que rejeitam vacina

Até a data de hoje, terça-feira (19) 41,7 milhões de pessoas no mundo já tomaram algum dos imunizantes e nenhum deles causou complicações graves

19 JAN 2021Por Redação/ Talyta Rodrigues19h:52

Pode parecer um contrassenso, mas há profissionais de saúde que pretendem não tomar vacina contra covid-19 ou mesmo, evitá-la até que se mostre que não há graves efeitos colaterais. Até a data de hoje, terça-feira (19), 41,7 milhões de pessoas no mundo já tomaram alguma das vacinas existentes e nenhuma delas teve complicações graves.

O presidente do Sinmed (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul), Marcelo Santana, vê com tristeza esse posicionamento e diz que se entristece ao ouvir colegas comentando que não querem ser imunizados. Isso porque a vacina, é hoje, a esperança contra o novo coronavírus e a redução nas mortes que ele provoca.

“Sem vacina, vamos ter a segunda, a terceira, a quarta, a quinta onda e não para mais”, afirma, sustentando que “um caminho novo para a pandemia é a vacina”, já que são os imunizantes os únicos capazes de tornar real a chamada imunidade de rebanho, evitando casos graves da doença.

O médico faz parte do atendimento da linha de frente da covid em Campo Grande e conta que, infelizmente, já ouviu de colegas um posicionamento contrário à vacina. “A maioria acredita nessas teorias da conspiração ou quer esperar para ver se a vacina não terá mais efeitos colaterais”, conta.

Santana diz ter ouvido isso tanto entre profissionais médicos quanto enfermeiros e técnicos. “Não podemos desestimular a vacinação, porque ela é um serviço a favor da sociedade”, avalia.

Ele aproveitou para comentar que o tratamento precoce, com drogas que servem para outras doenças, não é garantia de sucesso no tratamento e que estudos recentes mostram que o uso de tais medicamentos não mudam o desfecho do caso, seja ele com a cura do paciente ou com seu óbito. “A vacina é a única arma que a gente tem”, sentencia.

Por: Lucia Morel – Campo Grande News

Mamma dentro

Leia Também