CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
19 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Cidades

Governo reserva leitos para o Amazonas, mas ainda não houve "demanda"

Reinaldo Azambuja (PSDB) anunciou na segunda (18) o envio de 10 leitos de terapia intensiva para pacientes do Norte do País

19 JAN 2021Por Redação/ Talyta Rodrigues17h:00

Depois de anunciar que Mato Grosso do Sul vai ceder 10 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) para o Amazonas, que enfrenta crítica onda da pandemia do novo coronavírus, o governo estadual informa que ainda não houve demanda para essa estrutura hospitalar.

Por meio de nota, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) afirma que há 10 leitos a disposição para o governo do Amazonas transferir os pacientes "caso necessário". Ainda foi dito que não foi solicitada a transferências de pacientes, e que portanto não há data para a chegada.

Quando questionada se há oferta suficiente para essa ação, foi respondido apenas que "a regulação dessas vagas se dará pela central de regulação de Campo Grande". Conforme dito no anúncio dessa tratativa, parte dos pacientes ficarão em terapia intesiva no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

Caos

Amazonas apresentou maior média de mortalidade por covid-19 no mês de maio, quando havia até engarrafamento de carros de agências funerárias na frente de cemitérios, ou pessoas sendo enterradas em covas coletivas.

Agora, entre dezembro e janeiro, há possibilidade de que a nova cepa do vírus esteja agravando ainda mais a situação por lá. Atualmente, Amazonas é o local onde mais se morre por covid-19, proporcionalmente à população, em todo o Brasil.

A ação foi anunciada em entrevista coletiva com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) concedida na chegada na Base Aérea de Campo Grande dos lotes com as primeiras 158 mil doses da vacina contra a covid-19 que serão aplicadas em Mato Grosso do Sul.

"Tivemos um momento delicado de superlotação de leitos, mas agora podemos ajudar", frisou Reinaldo sobre a decisão.

Por: Guilherme Correia – Campo Grande News

Mamma dentro

Leia Também