CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
19 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Vereador Vilmar solicita ao Governo do Estado a inclusão de Coxim no Programa de Pagamento por Serviços Ambientais 

24 MAI 2022Por Redação/EC09h:32

O vereador Vilmar Vendruscolo protocolou ofício junto ao Superintendente da Semagro*, Rogério Beretta,  solicitando que o Governo do Estado inclua a Bacia do Córrego da Pontinha na Colônia Taquari no Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), instituído recentemente com o objetivo de estimular as práticas conservacionistas promovendo também a certificação de sustentabilidade às atividades da propriedade rural, seja como produção agropecuária e turismo ou como área de proteção ambiental.

Na sua justificava, Vilmar afirma que este é um sonho antigo, que desde o seu primeiro mandato na vereança, tem procurado as autoridades com vistas à implantação do programa.

"Quando vi pela primeira vez o programa lá no município de Extrema, em Minas Gerais, comecei a minha luta visando implantar em Coxim. Sempre esbarramos nas dificuldades financeiras de quem bancar o custo, porém agora com as parcerias viabilizadas pelo governador Reinaldo Azambuja, estou otimista na inclusão de Coxim no Programa, visto que a Bacia do Córrego da Pontinha está recebendo os investimentos por parte do Programa PROSOLO, do governo em parceria com os produtores e Prefeitura de Coxim, e em breve estará em ótimas condições para ser contemplada com o PSA", declarou Vilmar. 

O vereador fez questão de destacar também: "Quero lembrar ainda, que esta é a primeira Bacia que está recebendo as ações de recuperação, será um modelo, para que em breve possamos expandir os serviços para mais Bacias do município".  

O PSA conta com a parceria do IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena) e da Ong WWF-Brasil. As ações do programa estão divididas em sete áreas temáticas: Apoio e Valorização do Conhecimento Tradicional, Serviços Ambientais das Unidades de Conservação, Regulação do Clima e do Carbono, Conservação e Valorização da Biodiversidade, Conservação dos Serviços Hídricos, Conservação e Uso do Solo, e Beleza Cênica e Turismo.

*Semagro é a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar do governo do estado de Mato Grosso do Sul.

Superintendente da Semagro Rogério Beretta e o vereador Vilmar Vendruscolo. Foto: Divulgação
Mamma dentro

Leia Também