Diário X

26 de março de 2019
Aqui tem a Verdadeira Notícia

Coxim MS

Vereador Mecias Alves faz os esclarecimentos iniciais do projeto de sua autoria "Narguilé Zero"

13 MAR 2019Por Valdeir Simão20h:36

Na sessão ordinária de terça-feira (12), da Câmara Municipal de Coxim, o vereador Mecias Alves (PEN), no pronunciamento da tribuna, apresentou as primeiras considerações sobre o projeto de sua autoria, denominado "Narguilé Zero".

Segundo o parlamentar, o projeto está em fase inicial e tem  como objetivo conscientizar a população, principalmente as crianças e adolescentes, das conseqüências causadas pelo uso do narguilé, contribuindo para que os jovens dêem mais valor a saúde, sensibilizando-os sobre como é importante manter um corpo saudável, livre de substâncias maléficas como o tabaco e o narguilé. 

"Vamos promover a discussão desse importante assunto em todas as escolas, igrejas, rádios e organizações não governamentais, buscando o apoio e parceria da Câmara de Vereadores, Prefeitura de Coxim, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Promotoria de Justiça, Conselho Tutelar, Deputados Estaduais, associações de moradores, imprensa, enfim, todas as pessoas que tem interesse em levar o conhecimento a respeito das dependências química, física e psicológica causadas pelo uso do narguilé", ressaltou o parlamentar.

Assim como o uso de cigarros, o uso de narguilé contribui para o surgimento de doenças respiratórias, coronarianas e tipos de câncer de pulmão, boca, bexiga e leucemia. O compartilhamento do produto, algo que pode ser considerado um atrativo para os jovens, também pode acarretar a transmissão de doenças infectocontagiosas como herpes, hepatite C e tuberculose.

Mecias Alves, disse ainda: "É uma campanha de massa, com foco no público jovem, de ambos os sexos, incluindo fumantes ou não. A opção por focar a juventude parte da estratégia para prevenir a iniciação e a experimentação que ocorrem principalmente na faixa etária de adolescentes e jovens, aproximadamente entre 13 e 25 anos".

"O narguilé é extremamente preocupante, nocivo e seus malefícios têm de ser divulgados. O mesmo composto que provoca o vício do cigarro (a nicotina) está presente e em doses bem maiores no narguilé. Diferentemente do que é dito por quem usa e comercializa, o filtro de água do narguilé não tem nenhum efeito de diminuição dos malefícios. O uso desse tipo de fumo entre 20 e 80 minutos é equivalente a fumar 100 cigarros", finalizou o parlamentar.

Por: Valdeir Simão

 

Enquete

Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para prefeito de Coxim?
Publicidade
Banner Parceiros

Leia Também