CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
19 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Trabalho do Conselho Tutelar em Coxim está sendo prejudicado pela falta de motorista e outras deficiências

5 FEV 2020Por Valdeir Simão18h:58

O novo Conselho Tutelar de Coxim tomou posse em 10 de janeiro deste ano, mas continua com os velhos problemas que tem prejudicado o trabalho das cinco conselheiras, que passaram por um difícil processo de seleção, com a realização de provas e uma eleição popular muito disputada.

Com entusiasmo e as expectativas de colocar em prática um trabalho condizente com as propostas apresentadas durante a campanha eleitoral, antes mesmo de completar um mês de exercício no cargo para o mandato de quatro anos (2020 a 2024), as conselheiras tutelares de Coxim se deparam com vários empecilhos que tem dificultado a plena execução das atribuições determinadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

Um dos obstáculos que se apresenta diariamente para as conselheiras tutelares de Coxim, é a falta de motorista para conduzir o carro que fica à disposição do órgão para resolver as mais diversas questões que envolvem as crianças e adolescentes, inviabilizando quase que por completo as atividades a serem desenvolvidas pelo Conselho Tutelar.

Visitas domiciliares, entrega de documentos, atendimento das demandas judiciais, solicitações das polícias civil e militar, requisição de serviços, deslocamentos para outros órgãos, além de ocorrências que necessitam de um veículo, estão sendo prejudicadas diante da falta de um motorista.

Segundo informações, tem conselheira tutelar usando o próprio veículo no trabalho, desempenhando a dupla função de motorista e conselheira, arcando com as despesas de combustível e do desgaste do carro, correndo o risco de acidentes e dos prejuízos causados pelas ruas e estradas esburacadas de Coxim.

A secretaria municipal de Cidadania e Assistência social tem cedido um carro com motorista para atendimentos emergenciais. No entanto, no período noturno e nos finais de semana e feriados, esses servidores não trabalham. Até mesmo a Policia Militar tem colaborado com o trabalho das conselheiras tutelares, mas não tem a obrigação de executar essa função.

Outras situações têm também prejudicado o bom trabalho do Conselho Tutelar de Coxim. A precária situação do prédio, situado no centro do município, com deficiências nas instalações físicas, espaço reduzido e necessidade urgente de mudança do prédio - que é alugado - ou uma reforma completa nas instalações elétrica, hidráulica, pintura e no telhado. 

A falta de estrutura do Conselho Tutelar de Coxim pode frustrar as conselheiras recém-empossadas, bem como as expectativas de um atendimento digno para as crianças, adolescentes, pais e/ou responsáveis, que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Desta forma, a Prefeitura de Coxim deve disponibilizar uma estrutura de atendimento adequada, dotada dos recursos materiais e humanos suficientes para o exercício das atribuições de um conselheiro tutelar, de forma célere e eficaz.

O site Diário X se coloca à disposição do prefeito de Coxim, Aluizio São José (PSB), do secretário municipal de Cidadania e Assistência Social, Adenilson Vilalba Freires e também do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), para a publicação de uma nota de esclarecimento sobre as medidas adotadas para a solução definitiva dos problemas relatados na matéria.

Conselheiras Tutelares de Coxim: Adriana Nabhan, Dayana Eugênia, Rita de Arruda, Rosângela Zanchett e Marilyn Louise Foto: Valdeir Simão - Diário X

Saiba Mais

Vereadora denuncia o descaso e abandono do Conselho Tutelar pela Prefeitura de Coxim

Carro do Conselho Tutelar de Coxim circula com vidro traseiro quebrado há muitos dias

Careca da Iluminação manifesta total apoio ao pedido de aumento salarial do Conselho Tutelar de Coxim 

Mamma dentro

Leia Também