Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Coxim MS

Taxa de iluminação pública já rendeu quase R$ 10 milhões para gestão do prefeito Aluizio São José de Coxim

11 JAN 2019Por Valdeir Simão16h:25

No período de seis anos – 01 de janeiro de 2013 a 31 de dezembro  de 2018 – a arrecadação do município de Coxim com a contribuição para custeio do serviço de iluminação pública (Cosip), conhecida como taxa de iluminação pública, foi de R$ 9.956.279,69 (nove milhões, novecentos e cinquenta e seis mil, duzentos e setenta e nove reais e sessenta e nove centavos). 

O valor é referente à cobrança incluída na conta de energia elétrica de cada consumidor coxinense, com média mensal de arrecadação superior a 210 mil reais, com base no ano de 2018.

A taxa é lançada e cobrada mensalmente na fatura da conta de energia. Esta cobrança ocorre independentemente se o serviço de iluminação pública atende aos moradores satisfatoriamente ou não

A taxa de iluminação pública (Cosip) deve ser direcionada para a melhor qualidade de vida dos moradores, principalmente durante as atividades noturnas. Ela também constitui um importante componente para a segurança pública da população, no que se refere ao tráfego de veículos, pedestres e a prevenção da criminalidade.

Os cidadãos assim como também os vereadores, tem utilizado as redes sociais e a tribuna da Câmara Legislativa para denunciar as deficiências na iluminação pública, solicitando reparos, melhorias e ampliação.

Revoltados e indignados, os coxinenses também têm se manifestado contra os constantes aumentos da energia elétrica, que refletem no acréscimo da taxa de iluminação pública. 

A responsabilidade pela prestação do serviço de iluminação pública é da prefeitura municipal de Coxim

O alto valor arrecadado mensalmente, nos seis anos da gestão do prefeito Aluizio São José (PSB), não tem conseguido atender a demanda da população, que continua clamando por melhorias nos serviços de iluminação pública, em todas as vias dos bairros e distritos, além das praças e demais espaços públicos.

Demonstrativo de arrecadação da taxa de iluminação pública de Coxim no período de 01 de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2018:

Demonstrativo de arrecadação da taxa de iluminação pública de Coxim de janeiro a dezembro de 2018: 

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Coxim - Portal da Transparência e Energisa

Por: Valdeir Simão

Mamma dentro

Leia Também