Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Coxim MS

Prefeitura de Coxim se apropria de dinheiro de empréstimos consignados dos servidores

25 MAI 2019Por Redação19h:45

A Caixa Econômica Federal (CEF), tem solicitado a presença dos servidores públicos municipais de Coxim, que tem empréstimos consignados com a instituição bancária.

Os servidores já recebem há um bom tempo, cartas de cobranças, afirmando que os consignados não foram pagos. Agora, a CEF convidou os clientes (servidores) a comparecerem na agência de Coxim, munidos de holerites.

Empréstimo consignado

É um empréstimo destinado a aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e pensionistas de órgãos federais, estaduais e municipais, militares e pensionistas das Forças Armadas, em que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento.

Entenda o caso

Diante das insistentes cobranças da Caixa Econômica Federal, uma servidora solicitou um extrato da dívida cobrada através de requerimento simples.

Não foi surpresa, pois é de conhecimento do servidor municipal o descontrole financeiro da prefeitura de Coxim, mas é muito grave essa situação, pois o documento expedido pela CEF confirma as denúncias do Sindicato dos Servidores do município.

Está devidamente comprovado o crime de apropriação indébita cometido pela prefeitura municipal de Coxim e o seu gestor, situação que é de total conhecimento do poder Legislativo, que por diversas vezes já recebeu várias denúncias sobre esse  assunto, e ficou omisso.

Na folha de pagamento do município constam 412 contratos de empréstimos consignados na Caixa Econômica Federal, todos em atraso.

Há mais de um ano que os servidores estão impedidos de realizar consignados na CEF ou renegociar dívida, causando prejuízos irreparáveis, pois a instituição bancária trata os atrasos como inadimplência, dificultando empréstimos de outras naturezas ou financiamentos.

O Banco Bradesco faz diferente, além de suspender os novos consignados, descontam em duplicidade na conta do servidor, trazendo prejuízos e constrangimentos aos clientes. O banco é alvo de centenas de processos de indenização.

Os demais bancos apenas suspendem o serviço de contratação de novos empréstimos consignados.

Preocupante

Mesmo com a grave situação, a prefeitura de Coxim continua a contratar pessoal e mantém gastos com alugueis e eventos.

Fiscalização

O presidente da Câmara Municipal de Coxim, vereador Vladimir Ferreira (PT) e a Mesa Diretora foram novamente informados da situação. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Coxim, requereu que a Mesa Diretora abra procedimento de investigação de improbidade administrativa cometida pelo prefeito municipal, pois os valores foram descontados do salário do servidor e não repassados às instituições bancárias.

Prejuízos

Até os servidores aposentados e pensionistas estão sendo prejudicado com as cobranças, apesar do Instituto Municipal de Previdência de Coxim, pagar fielmente em dia, o IMPC fica escravo do mesmo contrato.

“A prefeitura de Coxim está devendo quatro meses das parcelas de  empréstimo consignado, mas é descontado no holerite dos funcionários e a Caixa Econômica está mandando cobranças para a gente. É um constrangimento, me sinto envergonhada com essa situação", lamenta a servidora, Simone Gomes.

Abaixo, segue cópia da resposta da CEF para a servidora Simone Gomes, que solicitou os valores das cobranças realizadas pela instituição bancária:

Foto: Site do SINSMC

Fonte: Site do SINSMC

Mamma dentro

Leia Também