CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
23 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Prefeito de Coxim coloca manilhas para conter entrada de turistas, com medo do coronavírus

25 MAR 2020Por Paulo Ricardo18h:05

Prefeitura Municipal de Coxim/MS, cidade que fica 260 quilômetros da capital, Campo Grande, colocou manilhas em três acessos da BR-163 como uma das maneiras de conter a disseminação do coronavírus, no município.

De acordo com o líder do Executivo, Aluízio São José (PSB), a decisão de criar barreiras sanitárias faz parte do Comitê de Crise e tem o objetivo de controlar a entrada e a saída de pessoas

Uma das maiores preocupações do prefeito é a falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na cidade.

“Coxim não tem UTI, estamos preparando um hospital de campanha, com 30 leitos, em parceria com o Exército, para atender os suspeitos e os confirmados também”, afirmou Aluízio.

Outra preocupação do prefeito é em relação a cidade ser um local turístico em que recebe várias pessoas de fora.

“Não temos como controlar esse fluxo e por esse motivo decidimos colocar as manilhas”, justificou

A cidade, que tem 34 mil habitantes, é considerada um dos centros regionais da pesca, no Estado. De acordo com o prefeito, uma grande parte de turistas vem de São Paulo/SP, um dos locais do Brasil que tem 810 casos confirmados de contaminação pelo COVID-19 e que já registrou 40 mortes, de acordo com boletim epidemiológico divulgado na última terça-feira (24). 

Foto: Grupo de WhatsApp

Coxim também aderiu a quarentena e há uma semana as escolas estão fechadas; há quatro dias, os comércios não estão em atividade, apenas mercados e farmácias estão autorizados, por meio de decreto municipal, a funcionarem.

Nas barreiras sanitárias, funcionários da vigilância vão ficar responsáveis em fazer a fiscalização

“Quem é de Coxim está liberado para entrar, vamos apenas orientar pessoas que chegam de outras cidades a, se estiverem com sintomas, fazer o isolamento social por sete a 14 dias, conforme determina o protocolo sanitário”, explicou o prefeito.

A ação de Aluízio foi apoiada por alguns e criticada por outros

“Muitos estão preocupados com a saúde e outros também estão preocupados com as atividades fechadas, as opiniões divergem”, afirmou.

Sobre o pronunciamento feito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), em rede nacional, na noite de ontem, que acabou gerando debate entre governantes, o prefeito de Coxim preferiu não se manifestar.

“Vamos seguir o que as autoridades epidemiológicas tem nos passado”, declarou

A cidade tem um Hospital Regional que atende outros quatro municípios: Rio Verde, Sonora, Alcinópolis e Pedro Gomes.

O prefeito afirmou também que vai fazer parceria com o Hospital da Cassems para que os partos sejam feitos na unidade e que o Regional seja totalmente isolado para atender apenas a “avalanche de casos”, se assim acontecer.

Fonte: Correio do Estado - Izabela Jornada

Foto: Grupo de WhatsApp
Foto: Grupo de WhatsApp

 

Mamma dentro

Leia Também