Diário X

25 de maio de 2019
Aqui tem a Verdadeira Notícia

Coxim MS

Precisamos ter o hábito de acabar com focos do mosquito, diz Franciel

15 MAI 2019Por Redação/ML07h:50

O secretário municipal de Saúde, Franciel Oliveira, reforça o alerta para a população prevenir-se contra a dengue. Franciel, que é biólogo por formação, conta que as pessoas precisam habituarem-se a realizar varreduras de focos do mosquito diariamente em seus ambientes de moradia e trabalho.

"O mosquito não escolhe por classe social. Todos nós estamos vulneráveis. Temos servidores e até secretário com dengue. Vivemos em um país tropical, nossa cidade está ao lado do Pantanal, um ambiente propício ao mosquito", diz Franciel.

O coordenador do Centro de Controle de Vetores (CCV), Marcílio Centurion, que conhece a realidade de cada bairro,  reforça a linha de raciocínio: "Temos de nos precaver, eliminando os focos, onde há água parada, e combater o mosquito, seja com repelentes autorizados pela Anvisa, raquetes elétricas, entre outros instrumentos. Não adianta procurar culpados, o que precisamos é unir forças!".

Equipes nas ruas

O CCV conta com 20 servidores que trabalham continuamente, além dos agentes comunitários que visitam todos os dias as casas orientando os moradores e procurando focos de larvas do mosquito.

A equipe visitou quase 12 mil imóveis - dentre residências, terrenos baldios, comércios, entre outros - de janeiro a abril deste ano. Desses imóveis, 264 continham focos de larvas do mosquito.

Nesse período, foram eliminados mais de 18 mil possíveis depósitos de larvas nessas visitas. Quase 800 quarteirões receberam mais de 500 litros de inseticida pulverizados com o fumacê dentro do município.

Além disso, o CCV tem uma equipe de educação em saúde - o Educa Vetores - que realiza palestras e atividades lúdicas em escolas e creches orientando a comunidade escolar sobre o combate mecânico aos focos do mosquito, enfatizando na conscientização por meio da informação.

Fonte: Assessoria Imprensa Prefeitura

Enquete

Como você avalia os três primeiros meses de gestão do presidente da República Jair Bolsonaro (PSL)?
Publicidade
Banner Parceiros

Leia Também