CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
24 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Nova diretoria da OAB em Coxim toma posse

21 FEV 2019Por Redação17h:30

Na noite de quarta-feira (20), foi realizada a solenidade de posse da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Coxim, onde o Dr. Jucelino Oliveira da Rocha deixou a presidência, assumindo o posto a Dra. Valéria Ferreira de Araújo Oliveira, para o triênio 2019-2021.

Presidida pelo Tesoureiro da Seccional Estadual, Dr. Marco Aurélio de Oliveira Rocha, a cerimônia contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas, no plenário do Tribunal do Júri da comarca de Coxim, que teve a participação inicial do padre Londres Cândido de Andrade, que abençoou a todos no exercício da nova missão, destacando a importância do advogado na sociedade. 

Fizeram uso da palavra a Dra. Tatiana Dias de Oliveira Said, Diretora do Foro da comarca, que em seu discurso ressaltou a importância da continuidade de convivência harmoniosa entre a OAB e Poder Judiciário. Ressaltou a sua felicidade em poder trabalhar com a presença de uma mulher na direção da OAB, o que pode melhorar os entendimentos na busca de melhor reconhecimento ao trabalho feminino, buscando tornar real o direito de igualdade com os homens, e principalmente combater a violência praticada contra as mulheres, sendo nosso Estado um dos que mais atenta contra a integridade física da classe.

Padre Londres de Andrade, que abençoou a todos Foto: Paulo Ricardo - Diário X

O Dr. Jucelino Oliveira da Rocha, despedindo-se do cargo de presidente, disse que passará a ocupar uma vaga no Conselho Estadual da OAB, onde, com trabalho, fé e esperança, vai continuar buscando a dignidade da profissão, rogando por respeito às prerrogativas e direitos previstos no Estatuto da Ordem e na Constituição Federal, pois, os advogados sustentam a democracia, os advogados mudaram o mundo.

"Nas tiranias não existe a figura do advogado, não existe Justiça, não existe democracia. Vivemos tempos conturbados na política nacional. Está existindo um verdadeiro complô para enfraquecer a Ordem dos Advogados do Brasil, enfim, para enfraquecer a democracia, minguar os direitos da população, porém, movimentos políticos dessa natureza não vamos aceitar, vamos lutar eternamente para que haja absoluto respeito às garantias individuais do cidadão", enfatizou o Dr. Jucelino.

O ex-presidente disse estar muito feliz por tido a honra de trabalhar em prol da classe dos advogados de Coxim, que vai lembrar eternamente da oportunidade, citando nosso grande músico e compositor Almir Sater, “Cada um de nós compõe a sua própria história e cada ser em si carrega o dom de ser capaz de ser feliz”.

O Dr. Jucelino relatou que jamais pensou que um dia faria parte da história da OAB de Coxim, e que teria a oportunidade de deixar, junto com suas duas Diretorias e dois Conselhos, algo que pudesse marcar o crescimento, reconhecimento, no cenário regional e estadual, como a edificação da sede própria, do espaço de lazer, ambos construídos ao lado do fórum estadual.

Ao tecer os agradecimentos, o Dr. Jucelino agradeceu o bom relacionamento com as instituições que compõem a Justiça, como os Poderes Judiciário Estadual, Federal e Trabalhista, Ministério Público Estadual, Delegacias de Polícia, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, PRF e AGEPEN, onde sempre teve atendimento respeitado e de cordialidade.

O ex-presidente registrou sinceros agradecimentos a todos os colegas advogados e funcionárias da OAB em Coxim, os quais sempre hipotecaram respeito e consideração com sua pessoa, fato que deixa registrado para sempre. Agradeceu também sua esposa Maria Sonia, pela compreensão do tempo dedicado à instituição, muitas vezes até em finais de semana

Destacou a importância de outras conquistas de maior expressão, como o curso de pós-graduação ministrado na Subseção local, onde por dois anos tiveram excelentes momentos de estudo, companheirismo e confraternização, que vão deixar muitas saudades.

Também falou da sua felicidade em colocar em prática o “Jantar/Baile” visando comemorar o “Dia do Advogado”, data tão importante para todos os profissionais do Direito, o qual tem um diferencial importante, pois não é só para os advogados, mas para a sociedade de Coxim, uma forma de integração entre a Justiça e a sociedade, pois uma não sobrevive sem a outra. Tamanho o sucesso, que já vai para sua 4ª edição.

O ex-presidente Jucelino Oliveira no seu discurso fez também a apresentação da sucessora, Dra. Valéria Ferreira de Araújo Oliveira, destacando toda sua vida profissional, trajetória, início de carreira, e competência para assumir o cargo, pois se destacou em outros postos de Direção da OAB de Coxim, como Diretora da ESA, onde fez excelente trabalho, trazendo diversas palestras de atualização do Direito para a Subseção, implantando o programa anuidade zero, maior sucesso de participação do advogado entre todas as Subseções do Estado.

No cargo de Secretária Geral, a Dr. Valéria auxiliava o presidente em todas as atividades da Diretoria e Conselho, além de coadjuvar na organização de todos os eventos feitos pela Subseção, tais como nos comemorativos ao Dia da Mulher, Dia do Advogado, Campanhas de Vacinação, Festa de final de ano, Eventos Sociais, enfim, tornou-se o braço direito na Administração da Ordem.

Com essa participação ativa tornou-se uma liderança, sempre com participações decisivas no Conselho, com posições firmes, ideias inovadoras, que muito colaborou no sucesso das duas gestões do ex-presidente Jucelino, ajudando no engrandecimento da Subseção no cenário estadual.

Diante desse destacado trabalho a classe passou a exigir seu nome, motivo pelo qual foi convencida pelo ex-presidente, membros do Conselho, e vários outros advogados, inclusive da classe feminina, a aceitar concorrer ao cargo de presidente, sendo convencida pela categoria a aceitar o desafio, saindo-se vitoriosa na eleição com 92,5% dos votos válidos.

Dra. Valéria e seu esposo Dr. Jordelino de Oliveira Foto: Paulo Ricardo - Diário X

A Dra. Valéria Ferreira, no seu discurso, destacou a importância da Mulher na advocacia, onde mencionou que é uma luta que vem sendo trilhada desde o século XIX quando a primeira Mulher assumiu o cargo de advogada, a Dra. Myrtes Gomes de Campos, conseguiu exercer sua profissão.

Afirmou, que a mulheres devem sempre seguir em busca de fazer valer o seu direito constitucional de igual entre todos. Que as mulheres não podem deixar jamais de lutar. Que por essa razão é que colocou seu nome a disposição dos colegas para ocupar cargo de tamanha importância para a advocacia, qual seja presidente da 9ª subseção da OAB de Coxim, sendo que em 36 anos de OAB nesta cidade, é a segunda mulher a presidir tal cargo desta instituição.

Afirmou que tem tripla responsabilidade no comando da OAB, uma pela sociedade, outra pelos advogados e ainda pelas mulheres

Ainda em sua fala destacou a importância do respeito às prerrogativas dos advogados. Mencionou que quando um operador do direito é no exercício de sua profissão desrespeitado, tem-se que toda a sociedade assim também o é.

Relatou a importância e a nobreza da profissão, conclamando os advogados para unir forças em prol da classe e consequentemente do bom andamento da justiça para o bem da sociedade. "O papel do advogado na sociedade é no sentido de fazer valer os direitos e garantias fundamentais de todo e qualquer cidadão", destacou a presidente empossada.

Encerrando a solenidade, representando o presidente da Secional Estadual Dr. Mansour Elias Karmouche, discursou o Dr. Marco Aurélio de Oliveira Rocha, Tesoureiro da Seccional, onde em seu discurso destacou: "Uma alegria muito grande participar da posse da presidente Valéria Ferreira Araújo de Oliveira, sua diretoria e conselho, que assumem uma grande responsabilidade de dar sequência ao excelente trabalho do colega Jucelino Oliveira da Rocha".

"O momento é muito delicado, especialmente quando um advogado da envergadura de Antônio Cláudio Mariz de Oliveira tem seu sigilo bancário indevidamente quebrado por uma esdrúxula decisão judicial. As prerrogativas do advogado são, em verdade, garantias da defesa do cidadão. Não se pode admitir a violação das prerrogativas em um estado democrático de direito", disse o Dr. Marco Aurélio. 

"Embora estejamos em uma solenidade festiva, não podemos deixar de defender nossas prerrogativas, porquanto, como disse Ruy Barbosa, somos advogados o tempo todo e não somente nos foros e tribunais. Desejamos à Valeria, sua diretoria e conselho uma profícua gestão, para o bem da advocacia e sociedade coxinense e rio-verdense", finalizou o Dr. Marco Aurélio de Oliveira Rocha

Participaram da solenidade diversas autoridades integrantes da Justiça, como a Dra. Tatiana Dias de Oliveira Said, Diretora do Foro da comarca de Coxim; Dr. Cláudio Muller Pareja, juiz de direito da 1ª Vara local; Dra. Daniela da Costa Silva, promotora de justiça da comarca; Dr. Izidoro Oliveira Paniago, Juiz do Trabalho, Dr. Edivaldo José Bezerra, vice-prefeito de Coxim; Sr. Vladimir Ferreira, presidente da Câmara Municipal; Sr. Rogério Carlos dos Santos, presidente da ACIAC; Major Tiago Silva Quadros, representando o 47º Batalhão de Infantaria; Dr. Felipe de Oliveira Paiva, Delegado de Polícia de Coxim; Dra. Eclair Nantes Vieira, Secretária Adjunta da Secccional Estadual; Dra. Herthe Brito, Vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados/MS.

Também se fizeram presente na solenidade de posse as seguintes autoridades:  Dr. Marcelo Radaelli da Silva, Vice-presidente da ESA/MS; Drs. Sebastião Paulo José Miranda e Jorge Antônio Gai, Conselheiros do Tribunal de Ética da OAB/MS; Professora Doutora Eliene Dias, Diretora do Campus da UFMS de Coxim; Dra. Vera Helena Ferreira dos Santos, empossada como Delegada da Caixa de Assistência dos Advogados da Subseção de Coxim; Dra. Raquel Brambilla Carvalho Picinin, empossada como Diretora da ESA da OAB/Coxim, diversos ex-presidentes da Subseção, ex-Conselheiros, advogados(as), amigos,  familiares e a imprensa, representada pelos diretores e jornalistas dos sites Diário X e Diário do Estado.

 
  • Fotos: Assessoria da OAB
Mamma dentro

Leia Também