CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
19 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Mensagem de uma servidora pública municipal de Coxim sobre a gestão do prefeito Aluizio São José

29 JAN 2019Por Valdeir Simão16h:53

A servidora pública municipal de Coxim, professora Maria Adelaide da Silva  Nery, mais uma vez utilizou as redes sociais para publicar uma mensagem de desabafo, relatando a situação agonizante e desesperadora que tem vivido durante os seis anos de mandato do prefeito Aluizio São José (PSB).

 Veja na íntegra a publicação:

"Então as férias chegaram!

A maioria das pessoas já ouviram e quem não ouviu ainda vai ouvir a música que diz assim: "Então é Natal, e o que você fez? O ano termina e nasce outra vez. Então é Natal, a festa Cristã."

Festa onde? Começo a me perguntar, já que minhas férias estão se acabando, então não tivemos o privilégio de comemorar o natal da forma que gostaríamos e merecemos. Então estamos de férias e nós professores, com mais tempo na prefeitura de Coxim, não recebemos ainda o pagamento salarial do mês de dezembro.

Então não foi natal e também não foram férias e o que é pior, estamos para voltar às atividades no ano de 2019. Realizamos um trabalho com dedicação. Ensinamos, criamos, recriamos e nos reinventamos nos 200 dias letivos e quando chegam às férias queremos nosso pagamento para que possamos ter a oportunidade de também descansar das preocupações sobre as contas e nos divertir um pouco, como qualquer outro cidadão.

Professora Maria Adelaide (Foto: Reprodução)

Assim como todos, os servidores públicos de Coxim também almejam fazer uma viagem, comprar uma carne para assar, chamar os amigos, descontrair e assim aproveitar as férias. Mas isso não foi possível, pois não recebemos o nosso sagrado e merecido salário. 

Aí vão dizer: "Pagamos o 13º no dia 14 de dezembro" e eu digo: Não tive como ficar com o meu décimo terceiro. Eu que pago as minhas contas, quando recebo, corro e cumpro com os meus compromissos financeiros, que não sei se o prefeito sabe, mas é um dever de cada cidadão pagar as contas. Lamentamos que o senhor não tenha por hábito pagar os funcionários em dia e ficamos a ver navios.

Como temos amigos um chama daqui, outro convida ali e assim vamos fazendo as nossas festas com o pouco que temos e que se tornam muito quando temos Deus no coração. Nós pensamos no próximo,  dividimos a nossa festa, o nosso pouquinho, diferente de muitos que não pensa em ninguém, mas só em si mesmo!

Pensa que isso nos deixa feliz?  Não, senhor prefeito. Estamos tristes,  magoados. Nós  professores merecemos respeito, nós funcionários públicos queremos ser tratados com dignidade e consideração.

Um prefeito é como um pai para os funcionários públicos, e nas suas duas gestões estamos seguindo órfãos, há mais de 6 anos.   

Ainda em férias, sem que tivéssemos tempo de descansar a nossa memória,  lá vem o aumento abusivo da taxa de coleta do lixo, que é o assunto atual da nossa cidade onde a população também está se sentindo órfãos abandonados e estão se dirigindo para a empresa Sanesul para retirar a tal taxa que em minha casa, a conta de água com taxa extremamente absurda de R$ 2,40 subiu para R$19,81. Um aumento bem diferente do aumento que o Executivo e os vereadores aprovaram para nós funcionários públicos.

Se Vossa Excelência,  o prefeito de Coxim,  não se lembra do nosso aumento salarial, vou lhe refrescar a memória. Foi bem assim: ADMINISTRATIVO:  6% , sendo 3% em maio e 3% em outubro,  garantidos no projeto de Lei. MAGISTÉRIO:  Valor do Piso Nacional 10,09% , sendo 6,81% com retroativo a janeiro e 3,28% em outubro sem retroativo garantido no projeto de Lei.

Com relação ao retroativo o senhor prefeito pagou parcelado ainda. Sobre a taxa da colete de lixo, o informativo que recebi em minha casa relata uma situação do lixo de 15 anos atrás, onde o Ministério Público Estadual vem solicitando providências.  Vinte anos cobrando a taxa e só agora Coxim irá controlar o acesso ao lixão?

Depois de tanto tempo será que agora vai ter coleta seletiva? Após 20 anos irão organizar catadores e enfim ter uma associação e ai vai ser construída a unidade de separação de resíduos?

Poupe-me com tantas promessas que não são cumpridas há mais de 6 anos, agora vai querer que a gente acredite?

Temos de exigir que a prefeitura devolva esses vinte anos dessa taxa e ai sim vai dar pra fazer tudo o que o tal informativo do panfleto informa.

Não  nos importa se a divida é do atual prefeito ou dos gestores de administrações anteriores. Tenho certeza que da população coxinense essa dívida não é. Então, a dívida é da prefeitura e providencias cabíveis o senhor deveria ter tomado há vários anos.

Não acho errado pagarmos uma taxa para recolher o nosso lixo.  Só  queremos uma coleta de qualidade, saber onde estão os caminhões que compraram com a taxa recolhida durante sua gestão nesses 6 anos? Porque a coleta seletiva ainda não aconteceu, em obediências às leis?

Contudo, acreditamos que logo o senhor irá obedecer as leis, que sendo advogado, conheces bem, começando a honrar um combinado e um acordo feito com os funcionários públicos, que irá pagar os funcionários até o quinto dia útil do mês de fevereiro de 2019, lembrando ainda que essa foi uma promessa de sua campanha eleitoral."

Professora Maria Adelaide.

No dia 06 de dezembro de 2018, a mesma professora publicou um desabafo, que pode ser visto no link: Desabafo de uma professora coxinense.

Mamma dentro

Leia Também