CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
19 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Juvenal Monteiro: trajetória de inspiração e trabalho

Conheça a história do Secretário de Obras de Coxim

6 MAI 2021Por Redação Folha Publicitária21h:42

Foi ainda cedo que o coxinense de coração, Juvenal Monteiro, aos 12 anos, começou a trabalhar de servente de laboratório, cedido pelo colégio Silvio Ferreira ao DNER, atual DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), mérito por conquistar as melhores notas da escola. Com isso, após seis meses de trabalho, conseguiu aprender a maior parte dos serviços internos de laboratório.

Aos dezesseis anos, participou da construção da BR 163, que teve duração de três anos (1971 a 1974). Paralelo a isso, participou da construção do asfalto do Exército de Coxim, o 47º Batalhão de Infantaria, onde existe por lá até hoje.

Já em 1976, ao término das construções, Juvenal foi transferido pela mesma empresa, a Irfasa S.A Construções Indústria e Comércio, para Goiânia e Brasília onde foi cuidar do laboratório de concreto aplicado na obra do Banco Central do Brasil. “Por lá, eu fiz o recapeamento e construção, hoje em dia, é uma das principais rodovias do Brasil”, destaca Juvenal.

Oito anos mais tarde, por questões familiares, retornou à cidade de Rondonópolis/MT que estava em franco desenvolvimento e passou a assessorar a Prefeitura Municipal do local, atuando no planejamento, onde fiscalizou obras de grandes proporções executadas pela Oderbretch. 

Em 1986, Juvenal se associou a um grande economista - Nataniel Cruz - responsável por grandes recursos para prefeituras vindos do Banco Nacional da Habitação (BNH). No mesmo ano, passou a prestar serviços de qualidade em asfalto para o município de Rondonópolis e cidades vizinhas, como: Jaciara, São Pedro da Silva, entre outras.

Pouco mais tarde, Juvenal, já com a formação de Administração em Produção, decidiu abrir suas próprias empresas a Propal Ltda e a M&S Assessoria Ltda, onde atendeu grandes empresas, citando uma: a CCR/MSVIA.

Essa linda trajetória ganhou um capítulo importante quando ele aceitou o convite para ser Secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Coxim. 

“Conheço o Juvenal há muito tempo, cidadão de bem e sempre preocupado com o bem estar da cidade. Em 2020, quando eu começava a me preparar para ser candidato, Juvenal me apresentou um projeto para melhorar a cidade, eu gostei, daí em diante, sempre conversamos, fomos para o mesmo partido. Iniciei a administração, ai teve a vacância do cargo, ocasião em que chamei o mesmo. Cidadão comprometido, humilde,  competente e técnico”, afirma o prefeito de Coxim, Edilson Magro.

Por: Redação Folha Publicitária

Juvenal Monteiro em seu laboratório. Foto: Gabriel de Oliveira Barbosa
Mamma dentro

Leia Também