Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
29 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Coxim MS

Grupo de Apoio à Adoção Manjedoura (GAAM) celebra semana nacional da adoção de crianças e adolescentes

24 MAI 2019Por Redação14h:37

Neste mês de maio, os Grupos de Apoio à Adoção de todo Brasil, comemoram o mês Nacional da Adoção, tendo o Dia 25, como o Dia Nacional da Adoção.

É papel desses Grupos, chamar a sociedade para uma reflexão sobre a situação de crianças e adolescentes que estão sendo privados de um direito fundamental, assegurado pelo ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, qual seja, o de viver em família.

No Brasil, os temas envolvendo crianças e adolescentes têm sido fonte de discussões permanentes, nas esferas públicas e privada, na tentativa de dar cumprimento o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Todavia, após a criança ou adolescente ser retirado de sua família, existem tramites judiciais a serem cumpridos e que dependendo da situação, essa criança ou adolescente pode permanecer por muito tempo nas Unidades de Acolhimento, sem ter uma FAMILIA PARA CHAMAR DE SUA.

Dados recentes do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), nos mostra que atualmente, existe no Cadastro, cerca 9.566 crianças e adolescentes em condições de serem adotadas e há 45.923 pretendentes cadastrados na lista de espera do CNA.

Para cada criança pronta para adoção, há em média seis pessoas dispostas a acolhê-las na família. Essa é a conta que não fecha! Por quê? Porque a diferença entre o perfil idealizado pelos pretendentes à adoção e o mundo real é o grande obstáculo para a redução da enorme fila de espera, ou seja, a maioria dos pretendentes deseja adotar crianças de 0 a 3 anos de idade. A idade é o grande entrave!

Os Grupos de Apoio à Adoção (GAAs) vêm trabalhando no sentido de conscientizar sobre as crianças e adolescentes reais à espera de famílias

Esse trabalho vem contribuindo para uma nova cultura da adoção no Brasil, fazendo com que muitos pretendentes mudem o perfil inicial da criança desejada, ampliando para as adoções tardias, inter-raciais, de grupos de irmãos e até mesmo para criança com deficiência.

Em Coxim-MS, o GAAM- Grupo de Apoio à Adoção Manjedoura, além do trabalho de orientação, apoio e incentivo às ações que promovam a adoção legal, segura e para sempre, desenvolve ainda, Projetos em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes e suas familiais no Bairro Vale do Taquari.

Nesta Semana Nacional da adoção, o GAAM, a Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Coxim e parceiros vem realizando uma Agenda de Eventos com o tema da adoção.

Na terça-feira (21), a presidente do GAAM, a Assistente Social Eulina Bellanda, juntamente com a Psicóloga Judiciária Giovanna Xavier fizeram uso da Tribuna na Câmara Municipal de Vereadores.

Já na quarta-feira (22), no Plenário do Tribunal do Júri da Comarca de Coxim foi realizada a apresentação e Debate sobre o Filme “De repente uma Família”, o qual retrata a história de uma família que adotou duas crianças e uma adolescente, mostrando as dificuldades e os desafios na adaptação dos mesmos à nova família.

No Plenário do Tribunal do Júri da Comarca de Coxim foi realizada a apresentação e Debate sobre o Filme “De repente uma Família” Foto: Reprodução

O Filme levou o público de aproximadamente 100 pessoas a momentos de reflexão, descontração e também de muita emoção.

Foto: Divulgação

Está a todo vapor a organização para a 1ª Pedalada da Adoção, que será no sábado (25) com distribuição de panfletos informativos

O evento que vem contando com o apoio de vários parceiros terá a concentração/abertura na Praça João Ferreira de Albuquerque (antiga Concha Acústica), às 15h30.

 

 
  • Fotos: Paulo Ricardo - Diário X
Mamma dentro

Leia Também