CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
20 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Estudantes aprendem sobre prevenção a incêndios e fazem orientações em Coxim

11 AGO 2022Por Redação/Emilly C18h:54

Os alunos do 5º ao 9º ano da Escola Municipal William Tavares de Oliveira, em Coxim, assistiram palestra realizada pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul para aprenderem sobre prevenção a incêndios florestais. 

Essa atividade somou-se a um trabalho já desenvolvido na unidade de ensino desde o começo do ano letivo. Esses jovens tornaram-se multiplicadores de informações sobre prevenção a incêndios florestais no bioma Pantanal. A palestra faz parte de trabalho promovido pelos Bombeiros com o Sebrae/MS, a partir de projeto engajado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e que tem apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A escola municipal passou a trabalhar o tema por conta do acompanhamento que existe de uma tese de mestrado em andamento chamada Queimadas e Incêndios no Bioma Pantanal/MS – Estratégias Educativas na Educação Básica. 

Na Escola Municipal William Tavares de Oliveira, o projeto com os alunos foi denominado Apague – ações de sensibilização de combate a queimadas e incêndios no bioma Pantanal/MS.

O mestrando que conduz o estudo é o professor de Geografia Enzo Ruffino Leite, que tem apoio do professor da escola Claydson de Almeida Cardoso. A orientadora desse mestrado é a professora Dra. Vicentina Socorro da Anunciação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

O curso de mestrado está sendo realizado no campus de Aquidauana da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no Programa de Pós-graduação em Geografia.

A palestra contribuiu para reforçar o trabalho educacional que vem sendo desenvolvido. No total, 50 estudantes participaram da atividade feita pelos Bombeiros, que tratou sobre informações ligadas à formação de fogo e como ele pode gerar incêndios florestais. 

Também foi abordada a importância sobre a prevenção e como o fogo descontrolado pode gerar danos ambientais, sociais e econômicos no Pantanal. A palestra foi ministrada pelo Sargento Bombeiro Militar Silva Neto, lotado no 5º Subgrupamento de Coxim.

Depois da atividade feita em sala de aula com os Bombeiros no dia 3 de agosto, e em continuidade ao projeto já desenvolvido, os jovens engajaram-se em uma segunda atividade, quando material informativo e orientações pontuais foram repassadas a centenas de pessoas. 

Nesse trabalho, houve uma blitz educativa na antiga Concha Acústica do município. Foram abordados mais de 200 veículos, com apoio dos Bombeiros, da Polícia Militar e da Polícia Militar Ambiental. Essa ação ocorreu no dia 5 de agosto, durante a parte da manhã.

O trabalho do BID, por meio do Sebrae e parceria com o Mapa, para mitigação, prevenção e combate ao fogo no bioma começou em 2021 em diferentes regiões do Pantanal. Com uma atuação conjunta do Sebrae/MS e o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul houve capacitações para prevenção e mitigação do fogo com produtores rurais, trabalhadores em fazendas, comunidades ribeirinhas, estudantes de escolas rurais e urbanas. 

Mais de 400 pessoas participaram de oficinas e palestras. Houve também a formação de 129 brigadistas em Corumbá, Aquidauana, Miranda, Passo do Lontra e Escola Jatobazinho.

A construção de todo esse trabalho amplo tem respaldo no Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo (Pemif), instituído pelo Decreto Estadual nº 15.654, de 15 de abril de 2021, e na Norma Técnica 45, dos Bombeiros, que direciona e baliza o uso do fogo como ferramenta de manejo. 

Ele também encontra respaldo no contexto mundial e se alinha com o compromisso do Brasil em apresentar propostas que envolvem tecnologias de produção sustentável e busca contribuir com a meta de reduzir em 1,1 bilhão de toneladas a emissão de carbono pelo setor agropecuário até 2030, conforme preconiza o Plano ABC+, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Alinhamento com o Pró Pantanal

O projeto que apoiou a palestra ainda está alinhado com o Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, uma iniciativa do Sebrae/MS para atuar na recuperação econômica, com fomento na economia criativa, economia da diversidade e aos negócios que já existem nessa região e sofreram impactos causados pelo incêndio florestal. 

Esse programa tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e o projeto Estratégia Sistêmica para Mitigação, Prevenção e Combate a Incêndios e Queimadas nas Áreas Rurais do Pantanal Brasileiro, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800.
 
 Fonte: Rodolfo César/Sebrae

 
  • Foto:Reprodução
Mamma dentro

Leia Também