Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Coxim MS

Cursinho popular gratuito está com inscrições abertas em Coxim

19 SET 2021Por Valdeir Simão / Diário X11h:16

O Cursinho Popular Mafalda é ofertado para estudantes que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas, ou para aqueles que já tenham concluído os estudos através de escola pública. Também é necessário que os candidatos possuam uma renda familiar de até 1,5 salário mínimo. São ofertadas 30 vagas.

As aulas serão ministradas por professores e alunos universitários voluntários. O curso é gratuito, sendo que o estudante deverá somente imprimir o material didático que será disponibilizado via WhatsApp e o material de uso próprio (canetas, lápis, borrachas e cadernos).

Os professores em suas ações sociais e educativas procuram uma relação estreita com a comunidade coxinense, implantando a partir deste ano 2021 o Projeto Curso Preparatório Mafalda para o Enem, tendo como público-alvo estudantes concluintes do ensino médio e egressos oriundos de escolas públicas.

Este projeto é desenvolvido por meio de ações voluntárias com participação da comunidade acadêmica e as atividades ocorrerão na Escola Municipal Marechal Rondon, com início no dia 27 de setembro e término em 17 de novembro de 2021.

As inscrições serão feitas nos dias 20 e 21 de setembro (segunda e terça-feira), das 7h às 12h, na Câmara Municipal de Coxim, com a Divina, assessora parlamentar da vereadora Professora Marly Nogueira. 

O objetivo do cursinho é oportunizar o amplo acesso da população a processos educativos de preparação para a prova do ENEM, reforçando o papel de responsabilidade social dos professores, tentando oportunizar o acesso ao nível superior.

O projeto será desenvolvido no decorrer da semana (de segunda à quarta-feira das 19h às 21h), sendo realizadas aulas pelos componentes curriculares: Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas num espaço de tempo de 2 meses.

As aulas serão desenvolvidas por meio de abordagens metodológica interativa e contextualizada, voltadas à resoluções de situações-problemas, relacionando-as a fatos da realidade em que se vive. Nesse processo estão envolvidos todos os cursos de Licenciatura da UFMS/Campus Coxim e outros professores que venham se interessar pelo mesmo.

Os responsáveis pelo projeto pretendem que a comunidade coxinense amplie cada vez mais a visão da importância de se preparar para o ENEM, sobre tecnologias da informação, cidadania, temáticas de biologia relacionadas com as questões mundiais, bem como com a aplicação de teste vocacional, no sentido de oportunizar que os mesmos identifiquem sua preferência profissional.

O cursinho Mafalda, entendendo que a educação é um dos caminhos a serem percorridos pelos estudantes, oportunizou, por meio do projeto, o acesso dos mesmos à utilização proveitosa da tecnologia. Assim, os alunos serão cadastrados e terão acesso a materiais das disciplinas, organizados pelos professores do projeto.

Desta forma, o projeto disponibilizou aos alunos mais uma forma de aprendizagem e preparação para as provas do ENEM. Nas aulas, serão disponibilizados nomes de aplicativos de estudos para que eles possam estar solucionando pelo celular questões diárias para estudos.

Outra atividade de aprendizagem será a disponibilização, pela Mafalda, de um simulado, elaborado pelos professores.

Agradecimentos

Importante salientar que entre as ações educativas, foram oportunizadas pela secretária de Educação Márcia Gonzalez, a Diretora da Escola Municipal Marechal Rondon Lurdes que cedeu a sala, ao prefeito Edilson Magro, a vereadora Professora Marly Nogueira que abraçou a ideia e a Profª. Drª. Silvana Zanchett diretora da UFMS/CPCX pela parceria.

O Projeto Curso Preparatório para o Enem Mafalda, unidade Escola Municipal Marechal Rondon, tem a coordenação da profª.  Jucilene Tobias Roque com autoria dos professores Marcelo Martins Souto, Jucilene Tobias Roque e da Profª. Drª. Silvana Zanchett. 

Telefones para contato: Profª. Ju Tobias (67) 9 9622-7102 e assessora parlamentar Divina (67) 9 9932-3626.

Programa Sábado da Verdade

Com a participação dos professores Marcelo Martins Souto e Jucilene Tobias Roque o Cursinho Popular Mafalda foi pauta do programa Sábado da Verdade na rádio FM Pantaneira, apresentado pelo comunicador Valdeir Simão, na manhã do dia 18 de setembro.

O programa pode ser assistido, acessando o facebook na página do programa Sábado da Verdade ou no perfil pessoal do apresentador Valdeir Simão, ou ainda clicando em um dos links abaixo:

Transmissão do Sábado da Verdade na página do programa

Transmissão do Sábado da Verdade no perfil pessoal do apresentador

Professores Marcelo Souto e Jucilene Tobias com o radialista Valdeir Simão no programa Sábado da Verdade. Foto: Hechylen Volp
Mamma dentro

Leia Também