CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
18 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Coxim vai imunizar 1.925 pessoas na 1ª etapa da vacinação contra o Covid-19

14 JAN 2021Por Redação/ Talyta Rodrigues15h:55

Foi publicado no Diário Oficial Eletrônico de Mato Grosso do Sul, 10.377 de 14 de janeiro de 2021, o Plano Estadual Conjunto de Distribuição de Imunizantes e Insumos Contra a Covid-19.

O Plano, visa regular a participação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), em apoio à Secretaria de Estado de Saúde (SES), na distribuição de imunizantes e insumos (seringas e agulhas), contra a Covid-19, em todo o território estadual, através do emprego do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS), Polícia Militar (PMMS) e Polícia Civil (PC).

Devido à iminente aprovação de imunizantes contra a Covid-19, que se encontram em avaliação pela ANVISA, torna-se imperativo a estruturação de um plano de distribuição de tais insumos, de forma rápida, segura e otimizada, devido à imensa comoção pública que gera em torno da espera da vacinação contra o coronavírus, cuja ação em conjunto com a SES, visa reduzir de forma considerável o tempo médio habitual de distribuição de imunizantes no território estadual.

Considerando o quantitativo de imunizantes a ser ministrada em cada indivíduo, que provavelmente incluem o esquema de duas doses, divididos em grupos de prioridade, a campanha de vacinação contra a covid-19, até o presente momento está prevista para ser realizada em 04 (quatro) fases.

Coxim vai imunizar 1.925 pessoas na fase inicial. Na primeira fase serão imunizados idosos acima de 75 anos e os trabalhadores da saúde; na segunda as pessoas entre 60 e 74 anos. Depois, na terceira fase, pessoas com comorbidades, como diabetes, obesidade, hipertensão e tuberculose, entre outras. A quarta fase contemplará professores e trabalhadores das forças de segurança e salvamento.

Destaca-se que as informações contidas no plano poderão ser atualizadas conforme o surgimento de novas evidências científicas, conhecimentos acerca das vacinas, cenário epidemiológico da covid-19, em conformidade com as fases previamente definidas e aquisição dos imunizantes após aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Prescrições

O Ministério da Saúde não definiu data para o início da vacinação e nem as datas de cada uma das 04 (fases) da campanha, porém, de acordo com a projeção apresentada pelo secretário executivo da pasta, no dia 29 de dezembro de 2020, na sede do órgão, a imunização poderá começar no dia 20 de janeiro. Se não for possível, em um cenário “médio”, a imunização poderá ter início entre esta data e 10 de fevereiro. Em um cenário menos favorável, a vacinação no Brasil poderá ocorrer a partir de 10 de fevereiro.

Todas as vacinas que estão sendo produzidas no Instituto Butantã serão, a partir desse momento, incorporadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Elas serão distribuídas de forma equitativa e proporcional, assim como as vacinas da AstraZeneca da Oxford, cuja estratégia do Governo Federal, estabelecida recentemente poderá acarretar o fracionamento de envio dos imunizantes em cada fase da campanha de vacinação, gerando a necessidade da realização de vários transportes de imunizantes aos respectivos municípios em curtos espaços de tempo (várias entregas aos municípios, dentro de uma mesma fase).

O Plano, porém, não traz data de início nem cronograma para operacionalizar a vacinação da população como um todo, devido as constantes alterações apresentadas entre o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a COVID-19 e as planilhas de Estimativa populacional para a Campanha Nacional de vacinação, fatalmente ajustes serão necessários no presente Plano, no decorrer da campanha de vacinação.

Região Norte

De acordo com o Plano de Ação do Governo de Mato Grosso do Sul, nesta primeira fase, a região norte do estado deverá imunizar cerca de 8.573 pessoas do grupo específico que segundo planilha de distribuição de vacinas e insumos aos municípios assim distribuídos:

Sonora 559

Pedro Gomes 556

Coxim 1925 

Rio Verde de Mato Grosso 1.569

Rochedo 308

Corguinho 354

Rio Negro 401

São Gabriel do Oeste 1.129

Jaraguari 443

Bandeirantes 435

Camapuã 894.

Mamma dentro

Leia Também