Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Coxim MS

Coxim na luta através do poder da audiência pública

28 MAR 2019Por Redação22h:00

A recém criada Associação de Consumidores de Coxim – ACC/MS, conseguiu um feito há muito tempo não visto em nossa cidade. Reuniu mais de 170 pessoas em uma Audiência Pública, isso com o apoio e participação de muita gente, inclusive de três vereadores - Careca da Iluminação, Lucia da AAVC e Sinval Batista, apesar do poder Legislativo coxinense ser composto por treze parlamentares.

Esta luta em defesa do povo coxinense iniciou em função da taxa de coleta do lixo ou de resíduos sólidos, cobrados pelo Prefeito de Coxim,  Aluízio  São José.

Dois fatores foram primordiais para esse movimento: Os altos valores e o débito direto na conta de água, como era feito desde o ano de 2001. Com os valores acima da capacidade financeira de pagamento da maioria dos coxinenses, a única defesa encontrada foi se mobilizar, procurar os direitos e exigir que a empresa concessionaria de água do nosso município, no caso a Sanesul, efetuasse a retirada da referida taxa o mais rapidamente possível.

Assim nasceu a Associação de Consumidores de Coxim – ACC/MS, entidade sem fins lucrativos com a finalidade precípua de defender o povo coxinense, consumidores de serviços e demais bens de consumo.

Nessa tarefa contamos com a ajuda do Advogado Dr. Alex Viana e ainda de muita gente, e sobretudo das 98 pessoas que assinaram o livro de presença no lançamento de criação da ACC/MS.

Na abertura da Audiência Pública, foi instalada a mesa diretora, que ficou assim composta: Vereador Lucimar Barbosa de Oliveira como Presidente, o qual nomeou o Sr. Joaquim do Carmo França como relator, o Sr. Adelino Alexandre como mestre de cerimônias, o Dr. Alex Viana assessor jurídico da ACC, o Professor José Francisco de Paula Filho representante do Prefeito Municipal de Coxim.

Como convidados especiais, Bispo Diocesano de Coxim,  Dom Antonino Migliori, Vereador Sinval Batista e Vereadora Lúcia da AAVC.

A organização do evento relatou que sentiu a falta do Ministério Público Estadual e do Prefeito Municipal que não se fizeram presente.

O Sr. Joaquim fez a abertura explicando como seria conduzida a Audiência, sobretudo colocando que não se tratava de um ato político e sim de pura democracia.

Foi feito a demonstração da forma de cobrança da taxa do lixo, de modo especial sobre a fórmula aplicada que não se consegue entender a formação da base de cálculo para cobrança do referido imposto.

A Associação apresentou uma fórmula alternativa de cobrança que poderá ser usada ou não pelo Sr. Prefeito, isso em função de não só reclamar e sim de oferecer uma possível solução.

O público presente apresentou suas manifestações por escrito, que   foram lidas em plenário e respondidas na medida do possível pela mesa diretora e o representante do Sr. Prefeito.

A Audiência teve duração de aproximadamente três horas, onde o plenário da Câmara Municipal de Coxim permaneceu com boa participação de pessoas durante todo o tempo de sua realização.

Os participantes da audiência  comentaram a não presença de dez vereadores que compõe o Legislativo Municipal, ficando demonstrado o desinteresse pelas causas que afligem o povo coxinense.

O computo geral foi de vitória, sobretudo pela união do povo demonstrado com a alta presença lotando o espaço da Câmara Municipal de Coxim.

A Associação agradece a todos que de alguma forma ajudaram na realização desse evento, de modo muito especial a FM Pantaneira e o site Diário X, nas pessoas de seus administradores que concederam todo espaço necessário para que fossem feitas as chamadas via rádio e internet. Agradece ainda, sobretudo aos associados presentes e o povo em geral.

A diretoria da ACC/MS e a população coxinense espera  contar com a sensibilidade do Sr. Prefeito em ouvir a voz do povo que sempre é a voz de Deus.

Fonte: ACC/MS.

 
  • Fotos: Paulo Ricardo - Diário X
Mamma dentro

Leia Também