Coxim MS
Coordenadoria de Controle de Vetores de Coxim encaminha 20 toneladas de pneus para Campo Grande
Na terça-feira (8), em mais uma ação da Prefeitura Municipal de Coxim, por meio da Coordenadoria de Controle de Vetores e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, foi realizada mais uma coleta de pneus usados e descartados.
O recolhimento de pneus já utilizados tem como objetivo combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chicungunia, eliminando seus possíveis criadouros.
A carreta chegou na manhã de terça-feira da Capital levando um total de 20 toneladas de pneus que foram recolhidos de terrenos baldios, borracharias e imóveis abandonados na cidade. Esse trabalho que é feito pelos próprios funcionários do Controle de Vetores durante todo o ano e que muitas vezes a população não têm conhecimento, é de fundamental importância para que os índices de casos de dengue continuem sob controle no município.
Exaltamos aqui o excelente trabalho da coordenadoria e todos seus colaboradores que percorrem diariamente os bairros da cidade em busca de focos com mosquitos Aedes Aegypti, fazendo todo um trabalho de prevenção para que nossa cidade não atinja o pico nos meses críticos.
Os agentes não ficam limitados somente em visitas domiciliares, eles realizam todos os dias nos domicílios, orientação aos moradores e retirada de materiais que possam acumular água, entre eles os pneus.
O coordenador do controle de vetores de Coxim, Joelson Mariano da Cruz, durante a ação de descarte e encaminhamento desses pneus para a Capital, conversou com a reportagem que acompanhou todo o trabalho da equipe. Ele explicou que talvez a população não saiba o quanto esse tipo de ação beneficia a cidade, e que todo esse importante trabalho é feito pelos funcionários.
Os carros usados são da coordenadoria para retirar os pneus das borracharias, terrenos baldios, imóveis abandonados, e que essa ação é rigorosamente realizada durante todos os meses do ano para evitar futuros possíveis focos transmissores da dengue.
Ainda na oportunidade Joelson agradeceu a Secretaria de Obras pela parceria em ter encaminhado para a ação uma patrola que ajudou no processo de colocar as 20 toneladas de pneus na carreta, enquanto os funcionários da Coordenadoria de Vetores organizavam as 20 toneladas.
Segundo Joelson, essas 20 toneladas foram encaminhadas para a empresa Reciclanip em Campo Grande que serão transformados em matéria prima para asfalto.
A Reciclanip é uma entidade sem fins lucrativos criada pelos fabricantes de pneus novos Bridgestone, Continental, Dunlop, Goodyear, Michelin e Pirelli para a coleta de pneus inservíveis no Brasil.
Glenda Melo/diariodoestadoms