CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
19 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Com apoio da vereadora Lucia o desfile do aniversário de Coxim tem a participação da AAVC

A disciplina e vibração dos componentes da AAVC fizeram a diferença. Receberam inúmeros aplausos da população, que se encantaram e parabenizaram o desfile da ONG

14 ABR 2019Por Valdeir Simão11h:23

O tradicional desfile cívico-militar em comemoração aos 121 anos de emancipação político-administrativa de Coxim, atraiu milhares de pessoas, que se concentraram nos dois lados da Avenida Filinto Muller, no centro da cidade.

Além da Associação dos Amigos Voluntários e Colaboradores (AAVC), mais de 40 instituições e entidades que contribuem com o desenvolvimento do município participaram do desfile, prestando amor e reverência a Coxim.

O prefeito de Coxim, Aluizio São José, o comandante do 47º Batalhão de Infantaria, tenente-coronel José Giron Sobrinho Neto, e o comandante do 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, capitão Fabio Pereira de Lima, hastearam as bandeiras do Município, do Estado e do Brasil.

Reverência e pés no chão

A vereadora Lucia (PR), fundadora, coordenadora, professora e madrinha da fanfarra da AAVC, não ficou no palco de autoridades. Sempre com os pés no chão na avenida, a parlamentar caminhou e marchou junto com os componentes da associação, que fizeram uma participação perfeita, emocionante e vibrante, empolgando a população, que retribuiu com aplausos durante todo o percurso do desfile, principalmente em frente do palco principal.

Vereadora Lucia da AAVC Foto: Valdeir Simão - Diário X

Fanfarra da AAVC

A fanfarra da AAVC tem 60 componentes dos bairros Piracema e Vila Bela. Tem como instrutor o agente da Agepem, Josias Alves Gomes e o objetivo é dar acesso as músicas de Coxim, da região e do Estado. Tem realizado suas apresentações nas diversas cidades do Estado.

O corpo coreográfico ficou sob a responsabilidade de Carlos Henrique, mais conhecido como Kaká, que fizeram uma belíssima e perfeita apresentação.

História

A Associação dos Amigos Voluntários e Colaboradores (AAVC), tem como presidente a senhora Ernetide de Freitas da Silva. É uma organização não governamental (ONG), sem fins lucrativos, fundada em 1999 que atende a população carente da cidade de Coxim e região norte.

A entidade nasceu quando sua fundadora, Lucimeire Elias Ramos Barbosa, mais conhecida como vereadora Lucia da AAVC, sensibilizou-se ao ver várias famílias catando e comendo alimentos do lixão. Sendo assim, convocou um grupo de voluntários que passaram a fazer a classificação dos alimentos descartados por comerciantes locais e assim realizar doações nos bairros da cidade.

De 1999 até os dias atuais a AAVC obteve muitas vitórias e hoje além de doação de alimentos oferece inúmeros cursos, alfabetização e reforço escolar, ampliando assim para o aprimoramento intelectual de seus associados.

No ano de 2003 a AAVC juntamente com o 47º Batalhão de Infantaria iniciou a Guarda Mirim, com o propósito de tirar as crianças da rua e difundir lições e valores cívicos e patriotas. Além da exigência escolar, há ensino da disciplina militar, ocupando assim o tempo ocioso de crianças e adolescentes, preparando-os para o mercado de trabalho e auxiliando na conquista no primeiro emprego.

Em 2007 a AAVC recebeu uma emenda parlamentar que possibilitou a inauguração de um laboratório de informática e passou a ministrar cursos de formação básica.

No ano de 2014 a AAVC inaugurou a Fanfarra, para alunos de 07 a 17 anos, que participam de desfiles cívicos e apresentações em geral, sob o comando do instrutor Josias.

O ano de 2015 é um marco para a entidade que em 28 de junho inaugurou sua sede própria com grande festa.

A entidade também oferece aulas de judô com a coordenação do sensei Rafael Martins, com 20 alunos. O karatê tem 30 alunos, sob a responsabilidade do sensei Anderson. 

Crochê, pintura em tecido, bordado em chinelos, aula de alfabetização e informática básica, são outras atividades desenvolvidas na AAVC.

Anualmente a entidade promove a campanha do agasalho e o natal sem fome. Campanhas de grande sucesso na cidade e são datas muito esperadas pela população, especialmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade social. 

A finalidade da entidade é de assistência social, intelectual e atividades de apoio às crianças, adolescentes e idosos. Estão cadastradas na entidade aproximadamente 3.364 famílias e mais de 250 crianças inscritas nos cursos que são realizados nos turnos matutino e vespertino.

A entidade compõe o Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Conselho Municipal de Saúde, auxiliando assim na aprovação, análise, fiscalização e execução de projetos.

A AAVC conquistou ao longo de sua história os títulos de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal. 

Atualmente a associação conta com o apoio do Poder Judiciário Estadual e Federal, 47º Batalhão de Infantaria, jornal Diário do Estado, site Diário X, Rádio FM Pantaneira, Tenente Coronel Celio Ramos Barbosa e emendas parlamentares dos deputados estaduais e federais.

 
  • Fotos: Valdeir Simão - Diário X
Mamma dentro

Leia Também