CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
19 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Com 25,2 mil eleitores Coxim tem 623 títulos com risco de cancelamento

3 ABR 2019Por Paulo Ricardo18h:35

Com cerca de 25.200 eleitores regulares, Coxim ainda possui 623 cidadãos na eminência de terem os títulos cancelados caso não cumpram o prazo de cadastramento e regularização determinados pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral). A informação foi confirmada pelo Técnico Judiciário Marco Túlio Pinheiro Machado Teixeira na tarde de ontem.  O número de eleitores é fundamental para a formação do “Bolo” da arrecadação municipal.

Ter o registro em dia também é sinônimo de cidadania porque todo o cidadão usa os serviços médicos e de educação do município e deve possuir - pelo menos -domicílio eleitoral. Na avaliação de juristas de todo o Brasil “não é justo que o morador se beneficie dos serviços e obras da cidade sem ser pelo menos eleitor”.

Todos os registros de regularização feitos em Coxim são biométricos. Para atualizar o cadastro o eleitor deverá comparecer ao Cartório Eleitoral até o dia 6 de maio portando um documento oficial com foto, título de eleitor e comprovante de residência. Caso tenha outros compromissos poderá fazer o agendamento do atendimento pelo site www.tre-ms.jus.br, na parte inferior da página, onde está escrito "título eleitoral, agendamento de atendimento", para que não precise enfrentar fila.

Penalidade 

Os eleitores que não votaram, não justificaram a ausência no prazo estipulado pela Justiça Eleitoral e não comparecerem ao Cartório Eleitoral até o dia 06/05, terão o título cancelado. Isso implica em não receber salários de função ou emprego público, benefícios do INSS ou aposentadoria, obter passaporte ou carteira de identidade, e algumas modalidades de empréstimos.

Além disso, pode ter dificuldades para ser investido e nomeado em concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado. O endereço do Cartório Eleitoral é na Rua General Mendes de Moraes, n.º 86, Jardim Aeroporto, ao lado do Fórum.

Fonte: Diário do Estado - Cesar Rodrigues

Mamma dentro

Leia Também