Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
29 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Coxim MS

Cidadão publica vídeo de repúdio pela ineficiência da Saúde e a inércia dos gestores da pasta, do prefeito e de alguns vereadores de Coxim

No mesmo vídeo, o coxinense enaltece e agradece o excelente atendimento da Saúde pública de São Gabriel do Oeste

16 JUN 2020Por Redação10h:20

No dia 14 de junho de 2020 (domingo), o pescador Reginaldo Ferro, 41 anos, que se considera coxinense de coração, pois chegou em Coxim com 4 meses, atualmente residindo em São Gabriel do Oeste, publicou um vídeo em seu perfil no Facebook, onde o próprio internauta denomina o seu desabafo como Nota de Repúdio.

Na publicação, o cidadão manifesta indignação e revolta com o atendimento que sua mãe, a senhora Salvadora Arguello Ferro, 62 anos, recebeu dos gestores e profissionais da Saúde de Coxim, com ênfase ao Hospital Regional Álvaro Fontoura e ao secretário municipal da pasta. 

O vídeo foi amplamente divulgado nos grupos de WhatsApp de todo o Estado, principalmente os de Coxim e região norte. Na publicação no Facebook, milhares de pessoas já visualizaram o vídeo, através dos inúmeros compartilhamentos.

Centenas de pessoas publicaram comentários, manifestando apoio e solidariedade ao Reginaldo e o imediato restabelecimento da saúde de sua mãe, com unanimidade nas opiniões, numa clara demonstração da ineficiência do sistema de saúde coxinense, que provoca prejuízos e sofrimentos para a população que precisa da Saúde pública de Coxim. 

O vídeo pode ser visto abaixo, na íntegra. No entanto, a reportagem do site Diário X registrou grande parte da Nota de Repúdio do senhor Reginaldo Ferro, buscando manter a sua forma legítima de linguagem e expressão, conforme segue:

"Bom dia. Hoje é 14 do 6 de 2020, certo. Não sou muito de fazer essas coisas, mas...  chega uma hora que a gente é ser humano, a gente é filho, a gente explode...E antes de mais nada, os linguarudos aí... que vai vim falar... ah, o cara é um burro, ignorante. Sou ignorante mesmo. Sou daquele que... nóis fala assim: nóis vai, nóis foi. Mas não vim aqui falar da minha língua portuguesa, não. É mais uma nota de repúdio". 

"Eu como coxinense, morei em Coxim há mais de 40 anos. A gente vem através desse vídeo... Se você não concordar, respeito a sua opinião. Cada um faz o que quer da vida. A gente acredita naquilo que a gente vê e naquilo que a gente quer".

"Semana passada, minha mãe é moradora de Coxim, uma das fundadoras do bairro Piracema... no conjunto Mangabeira. Minha mãe, uma senhora de 62 anos, Dona Salvadora, que todos conhecem. Eu, Reginaldo, sou filho dela". 

"Ela tem um problema de saúde e a gente sabe que aí em Coxim a saúde está uma merda. Eu não posso usar outras palavras e fui instruído a não falar. Mas a vontade é de falar coisas de baixo calão... Mas não vem ao caso"    

"Aí tem gente falando que a saúde de Coxim está 100%... Estão exagerando um pouco...  Eu acho que daria 100% se virasse os números, né... colocasse os zeros do outro lado, daí eu concordaria com vocês....". 

“Vocês têm que tomar vergonha na cara. Minha mãe... com pneumonia, com o coração inchado, chamava os bombeiros, ia no hospital, chegava no hospital, tomava uns remedinhos e mandava ela de voltava prá casa. Ela estava morrendo!".

"Fui até Coxim e busquei ela. Hoje moro em São Gabriel, mas minha mãe mora em Coxim, minha família mora em Coxim. Tenho negócios em Coxim ainda. Tenho algumas coisas para ver em Coxim...".

"... E aí muitos vão falar mas o cara mora em São Gabriel, mas e daí, o prefeito de vocês, sei lá se é prefeito, morava em Campo Grande... mas acho que não vem ao caso". 

"... Quem fala que a Saúde em Coxim está 100%, tem que tomar vergonha na cara quem fala isso. Tive que trazer minha mãe prá São Gabriel e hoje está fazendo sete dias que ela está internada, e provavelmente ela recebe alta hoje..."

"... Vocês da área da Saúde que não tem capacidade prá ficar na frente de um hospital e da Saúde de Coxim, pedem para sair. Não é feio pedir prá sair".

"... Aí vocês faz um vídeo aqui, faz um vídeo ali. E o mais engraçado é que tem um povo otário, prá mim otário, sabe o que se passa, sabe que a vida de Coxim como está atrasada, que a cidade está abandonada... E vem falar que a Saúde de Coxim está 100%... vai caçar o que fazer, vai carpir o seu lote, a cidade está abandonada..."

"... E hoje falo com toda certeza, se não tivesse trazido minha mãe prá cá, hoje com certeza ela estaria morta. Eu falo porque eu vi os exames, conversei com o cardiologista, conversei com os médicos que tava tomando conta dela..."

"... Você prefeito, é sua obrigação cuidar da saúde. O que precisamos em Coxim, é a saúde. Não precisamos mais do que isso. Se a saúde estivesse bom... já tava bom... mas nem isso o senhor tem capacidade... "

"... Coxim tem um secretário de Saúde ... quem que é... O cara vem fazer umas mensagens no face, vem fazer uns vídeos... rapaz... estou falando politicamente, como pessoa não. Se vocês quiserem levar pro lado pessoal isso é problema de vocês... Estou aqui, Reginaldo, vocês me conhecem..."

"... Eu peço prá Deus. Eu peço. Que Deus nunca deixa a sua mãe passar pelo que minha mãe passou e está passando, mas ela está saindo dessa, porque ela veio para um lugar que os médicos ti trata como ser humano"

"Os técnicos de enfermagem, as enfermeiras e enfermeiros chefe, eles conversam, eles investigam o que está acontecendo. Não ti mandam embora enquanto você não tomar os medicamentos e fazer o que tem que fazer. Não estou puxando saco para quem está aqui, mas a verdade tem que ser dita"

"... Vocês não tem capacidade e não sabem como governar uma cidade, comandar um hospital, um posto de saúde. Aí tem funcionário bom, sim, mas é poucos. A gente vai num posto de saúde aí e os funcionários quer tratar a gente que nem cachorro. Se a gente vai num posto é porque a gente precisa".

"E aí vocês pega e trata o pessoal com mal-vontade. Funcionário que ganha uma miséria... salário de vocês atrasa dois, três, quatro meses e décimo terceiro nem se fala. Aí vocês ainda vêm puxar farinha para o pessoal desse que tá no comanda da Saúde e no comando da cidade..."

"... Hoje moro em São Gabriel, mas sou coxinense. Vim prá cá porque a vida me obrigou a vim prá cá... Aqui, desde a pessoa que limpa o chão, que são funcionários da limpeza, são pessoas seres humanos que sabem conversar, fazem o serviço deles direitinho... Os técnicos, o tratamento com os pacientes, vocês não tem capacidade, vem aqui ver como eles trabalham, faz um estágio"

"O ser humano não é cachorro. Vocês estão aí porque nós colocamos mesmo sabendo que vocês não faz... bosta nenhuma!  E tem gente que ainda fica do lado de vocês, mas cada um vê aquilo que quer e enxerga o que quer"

"Você não estão prontos, então pedem prá sair. Tinha que ter uma autoridade prá investigar. O que você tinha na sua conta, quanto que você ganha hoje e quanto você tem na sua conta hoje. Você chega lá no final do mês e o seu salarinho tá lá"

"Eu peço, como ser humano, como filho e pai, que a mãe e o parente de vocês nunca passem o que minha mãe está passando e o que eu tive que fazer. E não vem com lenga lenga falando que estou falando abobrinha. Tenho documentos, tenho prova de que se minha mãe estivesse aí, ela estava morta...."

"Você que é da saúde, trate as pessoas com mais carinho, como ser humano. A pessoa que tá ali hospitalizada, ela já está sofrendo com problemas de saúde... Pensa nisso, ali naquela cama poderia estar o seu pai, a sua mãe, a sua vô, o seu filho, o seu sobrinho, quem quer que seja. Não desejo para ninguém o que minha mãe passou no hospital..."

"... Não me venha falar abobrinha, não, tá. Estou aqui de cara limpa, não tenho vínculo nenhum com político, estou falando como ser humano, como eleitor de Coxim... Eu preciso, a gente precisa e o povo precisa, vai no posto não é prá passear e não é prá ver vocês não. Só trata eles com mais carinho, pense nisso"

"Hoje, com a graça de Deus, depois de 7 a 8 dias minha mãe vai sair do hospital. Você chega aqui você é tratado, você é examinado, você tem medicamento, a cidade tem medicamento, você não sai daqui sem remédio. Hoje moro em São Gabriel, eu sempre vou em Coxim, vocês sabem. Fica a dica: Se não tem capacidade, pede prá sair".

"Aí vem um vereadorzinho daqui outro dali... Aí, vamos fazer live. Tem que ter projeto. A gente pensa em votar em vocês. O vereador do bairro aí decepcionou muito, cara. Como você tem coragem de fazer live! Cara! Pensa na sua família, pensa no salário que você ganha. As promessas que você fez prá enganar o povo, não só você, mas os treze".

"Então pensam com carinho. A eleição está aí meu povo. Vê o passado do seu candidato, que tem muitos aí... ai se eu pudesse falar... estou falando politicamente, mas se quiser levar para o lado pessoal a gente leva, mas isso eu não quero"

"Estou falando que o povo precisa de remédio, o povo precisa de respeito. Pede prá sair seu prefeito. Tem uns caras aí que vai sair candidato prá prefeito, pô, nem como vereador você não fez p... nenhuma, cara".

"Toma vergonha na sua cara, chega de enganar o povo. E o povo também mete o dedo na tomada. Acorda. Vamos acordar. O cara não fez nada, tira ele, daqui quatro anos a gente põe de novo".

"A gente na época de campanha de um vereador aí, nós fomos na casa do prefeito, trancamos a BR, trancamos a ponte, fizemos panelaço, fomos na casa de um, na casa de outro. Hoje o cara tá quietinho, porque? Porque será? Pior é que eu sei, mas eu não posso falar, mas não vem ao caso. Pede prá sair".

"... O salário de vocês é seis mil e pouco. Será que vocês tem coragem de chegar na live e mostrar o salário de vocês. Vocês não têm coragem. Vocês são uma cambada de covardes. Pensa no povo. Fica aqui minha dica".

"Estou sempre em Coxim e se quiser marcar estamos aí. Vamos pensar na próxima eleição, quem que a gente vai por, que é um caso muito sério, quem vai ficar no comando por quatro anos. Tem gente boa aí, sim tem, mas tem que sair todo mundo, todo mundo. Fica aí a dica, tá".

"Peço a Deus que sua família não precisa de hospital, que seja uma família sadia... Um abraço. Tamo junto. Esse ano tem eleição, gente. Vamos acordar!"

NOTA DA REDAÇÃO:

O site Diário X se coloca à disposição para, caso queiram, publicar esclarecimentos de qualquer pessoa ou órgão Executivo ou Legislativo, sobre essa matéria.

Mamma dentro

Leia Também