CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
23 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Cerca de 60,86% dos eleitores de Coxim ainda não fizeram a biometria

O atendimento dos registros biométricos do Cartório Eleitoral de Coxim segue normal e pode ser marcado por agendamento para que todos façam as consignações com tranquilidade.

30 MAI 2019Por Redação/ML19h:29

O atendimento dos registros biométricos do Cartório Eleitoral de Coxim segue normal e pode ser marcado por agendamento para que todos façam as consignações com tranquilidade.  De um eleitorado de 24.793 apenas  9.704 já estão com o sistema biométrico atualizado, o que representa apenas 39,86%.  Segundo o Técnico Judiciário Marco Túlio Pinheiro Machado Teixeira falta regularizar a situação cadastral de cerca de 60,86% de eleitores, o equivalente a 15.089     pessoas.

Vale lembrar que o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) fará neste ano a revisão eleitoral e o cadastramento biométrico obrigatório em dezoito cidades do estado e  Coxim não consta nesta lista.  No decorrer de 2019 os trabalhos serão divididos em quatro etapas para atingir estes 18 municípios.

O Presidente do TRE-MS, Desembargador João Maria Lós, ressalta que os eleitores não esperem pelo início da obrigatoriedade para buscarem o atendimento. “Os cidadãos dessas cidades não precisam esperar o início da revisão para se recadastrarem, pois os cartórios já estão realizando os atendimentos. Com isso, pode evitar transtornos e longas filas”.

Lembrando que o comparecimento à revisão eleitoral e ao cadastramento da biometria é obrigatório, sob pena de cancelamento do título de eleitor, o que pode acarretar em prejuízos na vida civil.

Biometria -  A biometria é uma tecnologia que dá ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica confirma a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. A medida torna praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas. Dos 1,8 milhão de eleitores no estado, 54,98% (1.033.586 eleitores) já possuem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral.

Fonte: Cesar Rodrigues/Diário do Estado

Mamma dentro

Leia Também