CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
25 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Calorão: Corumbá e Coxim registram as maiores temperaturas do Brasil 

27 NOV 2020Por Emilly Constanci19h:00

Corumbá e Coxim foram as cidades mais quentes do Brasil na quinta-feira (26), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Conforme o ranking do Inmet, Corumbá registrou 39,4°C e Coxim 38,3°C.  

Entre as 20 cidades mais quentes do País, dez são de Mato Grosso do Sul. Além de Corumbá e Coxim, sendo Angélica (37,7°C), Iguatemi (37,7°C), Ribas do Rio Pardo (37,5°C), Ivinhema (37,4°C), Água Clara (37,4°C), Santa Rita do Pardo (37,3°C), Itaquiraí (37,2°C), e Rio Brilhante (36,8°C). 

No Estado, as máximas não passaram de 40°C, no entanto, chegaram perto e a sensação térmica é de mais calor do que o registrado no termômetro. 

Além de mais quentes, o Estado também tem sete cidades entre as mais secas do País, com umidade abaixo de 30%, considerado estado de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Coxim aparece em quinto lugar, com umidade de 22%, seguida por Ivinhema, Rio Brilhante e Água Clara, com 23%, Itaquiraí com 24% e Cassilândia e Costa Rica, com 25%. 

A OMS orienta que o índice adequado de umidade do ar deve ficar entre 50% e 80%. Quando está abaixo de 30%, os riscos à saúde aumentam e causam desconforto físico e podem provocar doenças.  

Isto porque o tempo seco contribui para o ressecamento das mucosas das vias aéreas, facilitando o surgimento de alergias, bronquite, asma, gripes e resfriados. A desidratação que pode levar à irritação nos olhos e garganta, além de ressecamento da pele e dermatites.   

Mais calor 

O calor vai continuar intenso nos próximos dias em Mato Grosso do Sul e o Estado pode continuar tendo cidades entre as mais quentes. 

Previsão para sexta-feira (27) e para o fim de semana indica que temperaturas podem chegar aos 41°C em algumas regiões. Vento fraco pode aumentar a sensação de calor. 

Predomínio de sol forte, temperaturas elevadas e queda nos índices de umidade relativa do ar devem se manter em todo o Estado. 

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), estas condições estão associadas a uma massa de ar seco, que atua nos médios e altos níveis da atmosfera. 

Há previsão de pancadas de chuva nos períodos da tarde e noite em áreas isoladas, que não serão suficientes para amenizar o calorão. 

Na sexta-feira (27), temperaturas variam entre 22°C a 41°C no Estado, com mínima de 25°C e máxima de 33°C em Campo Grande, com céu claro a parcialmente nublado. 

Fonte: Correio do Estado MS - Glaucea Vaccari 

 

Mamma dentro

Leia Também