CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
25 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Associação Comercial de Coxim promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores

9 MAI 2021Por Valdeir Simão/Diário X19h:00

Na noite de quinta-feira (6), foi realizada no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Coxim,  uma exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores, com transmissão em uma live na página do Facebook da ACIAC, obedecendo às normas de biossegurança, devido à pandemia da Covid-19.   

O presidente da Associação Comercial de Coxim, Rogério Carlos dos Santos, fez a abertura da exposição, saudando as autoridades,  diretores, microempreendedores, imprensa e os internautas que assistiam pela live. Ressaltou o impacto e a importância do MEI (microempreendedor individual) na economia do Brasil, que tem desempenhado um papel fundamental para o crescimento econômico do país, ajudando a criar empregos e renda para a população, e até mesmo promovendo a redução das desigualdades sociais.   

"A ACIAC como instituição representa o comércio. É um momento oportuno e satisfatório de nos reunir para apresentar o resultado de um levantamento feito pela nossa Diretora de Relações Públicas Maria Isabel, que visitou e acompanhou vários empreendedores e hoje estamos aqui com essa exposição de alguns artesãos coxinenses que apresentam uma variedade de produtos para agradar todos os gostos", afirmou o presidente. 

Katye e os pais Ronildo e Gleyzila Lima. Foto: Valdeir Simão/Diário X

"Os artesãos abraçaram essa idéia e hoje nos contemplam com seus artesanatos maravilhosos e de qualidade. Temos aqui os representantes de duas importantes instituições bancárias, o Sicredi e o Banco do Brasil, que são parceiros e estão conhecendo  o trabalho de vocês, com possibilidades de viabilizar o suporte financeiro que possam precisar", destacou Rogério. 

"Como estamos vivos e com saúde, temos que produzir para usufruir das riquezas que produzimos. Os brasileiros são os maiores empreendedores do Mundo. Temos que botar a mão na massa para as coisas acontecerem e produzir nossa riqueza. Estou entusiasmado com essa mostra que está acontecendo hoje, onde temos peças feitas com amor, de utilidade para nossas casas e comércios, boas opções para presentear, decorar ambientes e os de alimentação", complementou Rogério.  

"Os representantes do poder Executivo de Coxim que aqui estão, serão parceiros do MEIs para alavancar o desenvolvimento. Podem contar com todas essas autoridades que estão participando desta exposição. Agradeço a todos que colaboraram para o sucesso de mais esse evento da Associação Comercial de Coxim", declarou Rogério Santos.  

Nice Artesanatos, Djalma e o filho. Foto: Valdeir Simão/Diário X

O Prefeito de Coxim, Edilson Magro, em seu pronunciamento, disse: "Parabenizo o Rogério e a diretoria da Associação Comercial pela iniciativa e preocupação com a geração de emprego e renda para nossa gente. Estamos aqui para nos colocar à disposição para consolidar parcerias junto com as instituições bancárias, que são importantes na administração pública de Coxim e no processo do empreendedorismo".  

"Nós, enquanto gestores, vamos fazer parcerias e dar a nossa contrapartida e, por isso peço que procurem a Secretaria de Desenvolvimento Econômico que está à disposição para melhorar os trabalhos e a renda de vocês. Temos que pensar em espaços adequados para a exposição e comercialização dos produtos produzidos pelos artesãos, como nas feiras livres e praças  de grande movimento, disponibilizando para quem precisar, de um veículo para o transporte dos produtos até esses locais, contando com o apoio fundamental da imprensa para a divulgação", afirmou o prefeito. 

"Hoje está acontecendo aqui o lançamento de um importante projeto, onde se dá o primeiro passo para uma ação que pode ser muito maior, podendo contar com o total apoio da nossa parte, divulgando os pontos turísticos para que vocês possam vender ainda mais e melhor. O poder público tem que ser provocado e nós temos que ser cobrados para colocar em prática as ações em benefício dos coxinenses, porque nós somos empregados do povo e temos que fazer o que seja melhor para a nossa gente. Muito obrigado e parabéns a todos que estão fazendo as coisas acontecer em Coxim", concluiu Edilson Magro.  

Breno Reis, Gerente do Banco do Brasil, disse: "Parabenizo a ACIAC e o seu presidente Rogério pela realização do evento com toda segurança que precisamos e os empreendedores que estão mostrando os seus trabalhos com criatividade e muito talento. O Banco do Brasil é parceiro de vocês, desde o início do seu negócio até o avançar da sua empresa. Confie na sua instituição, no banco que você escolher.  Os funcionários estão lá para apoiá-los, para serem seus consultores e mostrar o melhor caminho". 

"De um lado nós temos a experiência de como lidar com crédito e do outro lado tem vocês com toda a vontade de crescer, de evoluir mas não sabem qual o melhor caminho a seguir, qual o melhor recurso para aquilo que você está fazendo. Estamos à disposição, que por conta da pandemia, estamos trabalhando com agendamento pelo telefone 3291 9700", afirmou Reis. 

"Para o MEI o Banco do Brasil tem a comodidade de abertura de uma conta direto pelo celular, de forma muito simplificada e agora está lançando a conta Full, onde pela própria internet você pode abrir uma conta com cheque especial e cartão de crédito, sendo um avanço, mais uma facilidade que o momento pede, sem o contato presencial. Estamos sempre à disposição para orientá-los e agradeço pela oportunidade", finalizou Breno Reis.  

O Gerente do Sicredi, José Ricardo Ruano, falou sobre a origem e finalidades da instituição bancária, constituída em 1902 no município de Nova Petrópolis - Rio Grande do Sul, com modelo cooperativo, inicialmente com o agronegócio e que expandiu, atendendo agora todos os seguimentos. 

"Parabenizo o empenho do Rogério e toda a diretoria da ACIAC com quem a gente vem trabalhando em parceria também com o prefeito de Coxim, consolidando o nosso trabalho junto com os empresários, fazendo com que o Município  se desenvolva de uma forma certa, instruindo, orientando. O Sicredi trabalha nessa linha, junto com os empresários, na parte de consultoria, com todos os produtos e serviços que o agronegócio, a empresa e a pessoa física precisa", declarou Ruano.  

"Queremos conhecer, entender o que vocês precisam para oferecer o melhor para o seu negócio. Estamos abertos para tomar conhecimento do que o associado necessita. Apesar do  atendimento reduzido devido à pandemia, o Sicredi está com colaboradores preparados para oferecer os melhores produtos e serviços, fomentando a economia de Coxim", finalizou o Gerente do Sicredi. 

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Sérgio Alexandre da Silva, parabenizou a diretoria da ACIAC e os artesãos pela exposição, com trabalhos de qualidade e beleza. Fez um breve relato da caótica situação que encontrou a secretaria, dedicando total empenho junto com o prefeito Edilson Magro para a superação dos obstáculos e a criação do Conselho Econômico de Coxim. 

Sérgio Alexandre destacou as ações já realizadas pela secretaria de sua responsabilidade, que tem fomentado a geração de emprego e renda, enfatizando as parcerias e tratativas muito bem consolidas com sua equipe de trabalho para a viabilização de vários empreendimentos que serão instalados no Município, com base na Lei de Incentivo Fiscal que está em tramitação, a criação do Núcleo Industrial que terá o apoio do Governo Estadual, além do frigorífico de galinha caipira e a fábrica de ração, com a formação de uma cooperativa para os criadores de peixe, onde já é realidade o frigorífico de peixe com aproximadamente 20 empregos. 

O Gerente do Departamento de Turismo, Éderson Mendonça  Lorene, falou que inicialmente encontrou algumas dificuldades, ocasionadas pela forma deficiente com que recebeu os departamentos, tendo que reiniciar do zero. 

"Daqui alguns dias a Casa do Empreendedor vai ser aberta, e quem será mais beneficiado é o micro empreendedor individual, que terá a maior contemplação de todas as nossas atividades, com incentivo à formalização, implantação da lei de liberdade econômica, tendo todo suporte e amparo do desenvolvimento da atividade  dentro da formalidade. Contem conosco para que juntos possamos formar uma grande aliança para o desenvolvimento de Coxim", finalizou Lorene. 

Maria Isabel Jerônimo, a Bell, como é conhecida, ex-presidente e Diretora de Relações Públicas da ACIAC, disse: "Quero em nome da jovem empreendedora Katye, de apenas 12 anos, cumprimentar a todos os presentes e também os que nos assistem pela live no Facebook. Vim aqui passar uns dias e acabei ficando, onde sugeri ao Rogério fazer algo diferente com as pessoas que estão trabalhando em casa. Então o presidente e a diretoria abriram as portas da associação para a exposição dos trabalhos de apenas 10 artesãos microempreendedores que poderiam trazer apenas duas pessoas,  devido à pandemia e os protocolos de distanciamento social".       

"Para o sucesso de um empreendimento, temos que contar com o tripé: Aciac, Prefeitura e Sebrae, não deixando de ter o apoio e suporte dos bancos, que tem o dinheiro e uma equipe de profissionais capacitados para orientação, independente do porte da sua empresa e da sua capacidade de investimento", declarou Maria Isabel. 

"Os benefícios do artesanato vão muito além da questão financeira, da complementação de renda familiar, de economizar produzindo o que precisa para si ou na obtenção de peças exclusivas, os trabalhos manuais mexem com a alma, é um trabalho de superação, sendo   também indicado para o combate do quadro de pessoas com depressão, ansiedade, stress e outros, fortalecendo a memória, proporcionando sensação de felicidade e uma terapia ocupacional", explicou Bell. 

"Vamos comprar no comércio da nossa cidade, valorizando os comerciantes que investem e acreditam em nosso município. Agradeço ao presidente Rogério, demais diretores e colaboradores da Associação Comercial, aos comerciantes e as pessoas que me receberam em suas casas. Podem contar com a gente e as portas da ACIAC estão sempre abertas para todos", finalizou Maria Isabel. 

Na evento da ACIAC, também se fez presente o Gerente da Vigilância Sanitária de Coxim, Luiz Eduardo dos Santos e os diretores da Associação Comercial, Ronildo Cezar de Lima (vice-presidente), Jordelino Garcia de Oliveira (Diretor Jurídico), Claudio Pesso (Secretário) e Cícero José, assim como também o Contador Reginaldo Silva Santos.   

Por: Valdeir Simão/Diário X

 
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
  • ACIAC promove exposição dos artesanatos de 10 microempreendedores. Fotos: Valdeir Simão/Diário X
Mamma dentro

Leia Também