CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
23 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Agência regional do Detran/MS em Coxim passa por desinfecção em ações de prevenção e combate à Covid-19

19 AGO 2020Por Valdeir Simão07h:53

No início da noite de terça-feira (18), a agência regional do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) de Coxim, passou pelo processo de desinfecção. A ação teve como objetivo a descontaminação do novo coronavírus, após a suspeita de uma servidora apresentar os sintomas da Covid-19. 

Entre as medidas de enfrentamento à pandemia e diante dos fatos, todos os servidores da agência local foram liberados das atividades pelo período de sete dias, de maneira preventiva, até que seja finalizado o resultado dos exames da funcionária. 

A equipe de desinfecção, composto por três servidores da secretaria municipal de Saúde de Coxim, são lotados no Controle de Vetores, que nas ações de desinfecção, estão sob a direção de Saimon Dene Braga Cândido, gerente de Vigilância Sanitária no Município. 

Os servidores que executaram a desinfecção, visando à aplicação do produto de forma correta e segura, adotaram procedimentos de segurança, utilizando equipamentos de proteção individual (EPIs) e munidos de pulverizadores intercostais.

A equipe aplicou em todas as instalações do Detran em Coxim, a pulverização de aproximadamente 22 litros de Quaternários de Amônio, conforme recomendação prevista na Nota Técnica nº 34/2020 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

O Quaternários de Amônio é um composto químico que apresenta alguns benefícios em relação ao hipoclorito de sódio, como o de ser menos irritante, possuir baixa toxicidade e não ser corrosivo, característica que possibilita a utilização do produto em superfícies metálicas.

Além disso, o Quaternários de Amônio não danifica os sistemas de pressurização dos equipamentos de aplicação dos saneantes, apresentando ainda uma excelente relação custo-benefício, devido à alta diluição do produto original.

Saimon Cândido, gerente municipal da Vigilância Sanitária, disse que o setor de Vigilância Epidemiológica o comunicou dos fatos relacionados à servidora do Detran. Imediatamente, entrou em contato com o chefe da agência local, Cleber Garcia, que de imediato aceitou e agendou a desinfecção das dependências do Detran em Coxim.

Cleber Garcia Chagas, gerente da agência regional de Trânsito em Coxim, agradeceu a todos os servidores e coordenadores da Prefeitura de Coxim, responsáveis pela execução do importante e   perfeito trabalho de desinfecção que foi realizado na agência. 

“Todas as medidas preventivas vêm sendo tomadas pelo Detran de Mato Grosso do Sul e seus gestores, para evitar a propagação do coronavírus, garantindo a segurança sanitária dos servidores, colaboradores e usuários", enfatiza Cleber.

"A interrupção do atendimento em Coxim e Sonora, por sete dias, tem como propósito fortalecer as medidas de enfrentamento à doença, respeitando as orientações das autoridades em saúde", esclarece o gerente.

"Os usuários do Detran podem utilizar os serviços online por meio do Portal de Serviços Meu Detran. Os clientes de Coxim e Sonora que tiverem a necessidade de se fazer presente em uma das agências, podem procurar as cidades de Rio Verde ou Pedro Gomes que estão mais próximas", finaliza Cleber Garcia.

 
  • Desinfecção da agência do Detran em Coxim/MS. Fotos: Valdeir Simão - Diário X.
Mamma dentro

Leia Também