CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
24 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Campo Grande MS

Protesto critica decreto que coloca agentes na segurança externa de presídios

Decreto regulamenta função desempenhada fora dos presídios, como a custódia hospitalar de presos

20 JAN 2021Por Redação/ Talyta Rodrigues17h:02

O sindicato que representa agentes penitenciários marcou para esta quarta-feira (20), em Campo Grande, um protesto contra decreto editado pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

O decreto regulamenta as atividades de guarda externa dos presídios e custódia hospitalar de presos, e colocada sob responsabilidade deles a segurança no entorno dos presídios, o que até agora é feito pela Polícia Militar.

Osindicato entende que a categoria será lesada com a regulamentação o que prejudicaria a criação da legislação para regulamentar a polícia penal.

O sindicato afirma que protocolou junto ao governo do Estado solicitação para que rejeite o decreto, apontando que “do ponto de vista jurídico é inconstitucional, já que a estruturação e regulamentação da Polícia Penal só podem ser feitas pelo Poder Legislativo do Estado”.

O presidente do sindicato, André Santiago, afirma que o sindicato tem buscado o diálogo para regulamentar a estruturação completa da Polícia Penal. “Editar um decreto é uma medida descabível para criar uma polícia”, reclama.

Por: Gabriel Neris – Campo Grande News

Mamma dentro

Leia Também