Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
29 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Campo Grande MS

Primeiro transplante de medula óssea de MS é realizado na Capital

MS agora é um dos 11 estados preparados para realizar esse tipo de procedimento

11 AGO 2022Por Redação/PL 08h:10

O 1º Transplante de medula óssea de Mato Grosso do Sul foi realizado nesta quarta-feira (10) no Hospital Cassems de Campo Grande. O paciente, um homem que havia sido diagnosticado com mieloma múltiplo (um tipo de câncer que atinge justamente as células da medula óssea), ainda vai ficar em observação pelas próximas semanas no hospital, comenta o presidente da instituição, Ricardo Ayache.

Contudo, o procedimento já é considerado um sucesso, além de representar um divisor de águas na medicina do Estado. "Mato Grosso do Sul agora passar a ser um dos 11 estados brasileiros a realizar esse tipo de procedimentos de alta complexidade. É uma notícia de grande importância e que nos emociona muito", comenta Ayache.

A medula óssea é um tecido líquido que fica dentro os ossos. Nela, que são produzidos os componentes do sangue, como os leucócitos, as hemácias (glóbulos vermelhos), e as plaquetas. Apesar da sua alta complexidade, o transplante de medula óssea é um procedimento relativamente rápido, mas exige um preparo rigoroso.

O paciente é submetido a um tratamento que destrói a sua própria medula, para então receber as células da medula sadia de um doador. O procedimento é semelhante a uma transfusão de sangue. A nova medula é rica em células chamadas progenitoras, que uma vez na corrente sanguínea, circulam e vão se alojar na medula óssea, onde se desenvolvem, melhorando o quadro clínico do paciente.

Adriano Fernandes/campograndenews 

Mamma dentro

Leia Também