CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
25 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Campo Grande MS

Novo secretário de Saúde define emergência como prioridade

José Mauro Filho elogiou o antecessor ao assumir a Pasta

30 MAR 2019Por Paulo Ricardo20h:41

“Só de olhar a cara de vocês eu começo a ficar preocupado”

De maneira pouco usual, o novo secretário municipal da Saúde, José Mauro Filho se apresentou dessa forma a seus colegas responsáveis por outras Pastas em sua primeira reunião com o prefeito Marcos Trad (PSD) e o primeiro escalão da gestão municipal, na tarde de sexta-feira (29), na sede da Prefeitura.

Apesar da saída até certo ponto polêmica do seu antecessor, Marcelo Vilela, Filho preferiu manter a diplomacia. O ortopedista ressaltou que assume a pasta de forma bem melhor que a aquele que está substituindo. E definiu o atendimento de emergência, um dos pivôs da queda, como prioridade inicial em menos de 24 horas no cargo.

“O trabalho do Marcelo foi brilhante, vou pegar uma secretária muito melhor do que ele recebeu”, disse o novo mandatário da Saúde campo-grandense.

“Inicialmente estamos fazendo um primeiro olhar, a situação desenrolou subitamente, temos um diagnóstico superficial, mas dá para entender que existem alguns pontos que precisam ser aprimorados”, disse Filho

Segundo ele, é a chance de implantar novas forma de direcionar o atendimento na população nas unidades de pronto-atendimento. “Hoje na medicina a porta de atendimento dos pacientes é via a urgência, gerando alto número de pacientes e pouca resolução. Precisamos rever um pouco o destino desses pacientes, ter leitos de retaguarda”, completou.

Um dos pontos para isso, segundo informou na reunião, será melhorar a atenção com os servidores da saúde municipal. “As pessoas cuidando dos nossos doentes, nossos funcionários, precisamos trazer todos e direcionar para uma mesma meta”, apontou.

Histórico

Ortopedista de formação, Filho é nascido em Coxim, se formou em São Paulo e atuou por 12 anos na Santa Casa da Capital, de onde foi demitido em 2017 por divergências com a direção do principal hospital da cidade, mas que garante que não terá influência agora com ele na secretaria. “Agora a gente tem um motivo óbvio para uma boa relação”, disse.

É a primeira vez que ocupa um cargo em gestão pública e, segundo os bastidores, teria sido uma indicação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que possui a mesma especialização. Filho não escondeu a amizade e a expectativa de ter um diálogo aberta com o mais alto posto da áre ano País.

“Mandetta é uma figura pública, todos o conhecem e ele está à disposição de todos nós. Existe esse fato, um alinhamento histórico, nunca houve essa oportunidade de existir esse alinhamento na esfera federal. E esse sangue novo, que é como eu me considero, é um motivo que vai tendenciar a melhorar ainda mais esse relacionamento”, completou.

Rogério Souto, ex-secretário municipal da Saúde em Coxim, assume o posto de secretário-adjunto na Capital

Para o posto de secretário-adjunto, Filho escolheu o conterrâneo Rogério Souto, dentista, que ficou por cinco anos como secretário municipal da Saúde em Coxim. Saiu em 2018 e, segundo sua fala na apresentação desta tarde, decidiu vir a Campo Grande “para descansar”.

“Realmente consome, aquilo que o prefeito disse, você se afasta da família, perde contato com amigos, tinha escolhido dar uma descansada em Campo Grande, mas o Zé Mauro é um amigo, não podia deixar de atendê-lo”, disse.

Fonte: Correio do Estado - Rafael Ribeiro

Mamma dentro

Leia Também